Ovo cru no Japão: os benefícios e por que os japoneses o amam tanto

O ovo cru no Japão faz parte do dia a dia dos japoneses. Entretanto, o ovo não costuma a ser consumido assim por todo o mundo. Na verdade, muitas culturas ficam até mesmo espantadas com o quanto de ovos crus que os japoneses comem.

Todo mundo parece gostar de seus ovos cozidos de uma certa maneira, não importa onde você mora! Alguns gostam de comê-los cozidos, ou em forma de omelete, ou simplesmente frito. Mas, conheça mais aqui sobre como comer um ovo cru pode te trazer benefícios e algumas maneiras que os japoneses o comem. 

O ovo cru no Japão

Embora comer ovos crus não seja tão incomum em outros países, comer ovos crus tornou-se um hábito diário dos japoneses, onde eles colocam ovos crus no arroz quente, adicionam um pouco de molho de soja japonês (shoyu) e misturam.

Em outros países, esse hábito é considerado estranho e perigoso, pois comer ovos crus pode causar intoxicação alimentar, que geralmente é causada pela bactéria salmonela, mas os japoneses ainda comem ovos crus, apesar desses riscos.

O ovo cru no Japão e em qualquer lugar do mundo, faz bem à saúde

Os ovos contêm proteínas, potássio, vitamina A, vitamina D, vitamina B, DHA, ômega 3, luteína e ferro sólido. De acordo com pesquisas, cozinhar gemas de ovo ajuda seu corpo a absorver a proteína mais facilmente, mas ao mesmo tempo, também reduz o conteúdo de vitamina A, vitamina D e vitamina B em aproximadamente 20-30%.

Portanto, a gema de ovo crua tem mais nutrientes do que os ovos cozidos. Esta é uma das razões pelas quais os japoneses gostam de comer ovos crus.


Leia também:


O ovo cru no Japão passa por uma rigorosa higienização

Mesmo que os ovos sejam mais saudáveis ​​comidos crus, você ainda pode ser infectado pela bactéria salmonela.

Apesar desse risco, os japoneses ainda comem ovos crus porque o processo de produção, lavagem e seleção de ovos no Japão é muito rigoroso.

Os frangos de gado são alimentados com ingredientes altamente nutritivos desde o momento em que são filhotes. Após a eclosão, os ovos são coletados para serem lavados, selecionados e embalados em máquinas sofisticadas. O trabalho desta máquina sofisticada é equalizar a posição do ovo para que a gema não toque na casca, limpar a casca de todo tipo de sujeira e bactérias e verificar se não há rachaduras ou pontos de sangue no ovo .

Se houver ovos que não satisfaçam esses padrões, eles não serão vendidos ou vendidos com rotulagem que mencione que não podem ser consumidos crus.

Além de rigorosos processos de produção, lavagem e seleção, os ovos no Japão são embalados de acordo com os padrões da Japan Poultry Association.

A norma exige que cada produtor de ovos inclua uma data de validade para o sabor e não uma data de validade para consumir o ovo. A data de validade do sabor (賞味期限) é o limite de tempo para comer o ovo cru. Todos são aconselhados a cozinhar o ovo quando a data de validade do sabor do ovo passar.

Comer ovo cru no Japão já é cultural

Comer ovos crus se tornou uma cultura no Japão e muitos japoneses dizem que ovos crus são bons para você. Muitos estrangeiros que se instalam no Japão ou viajam também adotam esse hábito e não se importam em comer ovos crus enquanto estiverem no Japão.

Fonte: Ikidane Nippon.