Muito além do saquê: Japão produz uísques e cervejas reconhecidos mundialmente

O Japão produz uísques e cervejas que são reconhecidos pelo mundo inteiro pela sua excelência. Dessa maneira, se você acha que o país vive somente de saquê – a bebida alcóolica de arroz -, veja aqui como eles possuem uma vasta gama de outras produções.

Japão produz uísques e cervejas

O uísque chegou ao Japão durante a Era Meiji, logo após o final do chamado feudalismo japonês. A produção interna começou em 1920 copiando a maneira de produzir os uísques escoceses.

Entretanto, pode-se alegar que faz pouco tempo que o Japão aprendeu a fazer uísque. Mas, mesmo assim, os mestres responsáveis por fabricá-los conseguiram, em curto tempo, aprender a fazê-lo com excelência. Dessa maneira, não é a toa que atualmente os uísques japoneses estão agora no mesmo nível de alguns dos melhores uísques escoceses.

Outra bebida alcóolica ocidental que ganhou o coração (ou seria melhor, o fígado) dos japoneses foi a cerveja.

A cerveja chegou no Japão por meio dos holandeses que começaram a fabricar cerveja para uso próprio em Nagasaki durante o Período Edo. Assim, a primeira cervejaria foi fundada n ano de 1869 para atender, principalmente os estrangeiros que passavam pelo país. Posteriormente, essa cervejaria foi vendida, e passou a produzir cerveja com a marca Kirin em 1888, na cidade portuária de Yokohama.

Entretanto, simultaneamente, em Sapporo, o governo construiu sua própria cervejaria. Isso mesmo, o governo da cidade começou a produzir cerveja.

Foi dessa maneira que foi estabelecida a marca de cerveja Sapporo, no ano de 1876.O governo resolveu fazer esse investimento enquanto uma forma de desenvolver a ilha de Hokkaido.

Portanto, os lançamentos dessas cervejas foram quase simultâneos. Assim, Yokohama e Sapporo disputam o título de berço da cerveja japonesa.

Posteriormente, a cerveja se popularizou cada vez mais. E faz tempo que já se tornou a bebida alcóolica favorita dos japoneses, deixando o saquê para trás.


Leia também:


Japão produz uísques de excelência

Apesar de sua história comparativamente curta, os uísques japoneses estão agora no mesmo nível de alguns dos melhores uísques escoceses. Por conta disso, já até mesmo foram reconhecidos como uma série de  prêmios internacionais.

Isso fez com que eles não sejam desfrutados somente no país, mas por todo o mundo. E, com esse reconhecimento, cada vez mais os valores têm aumentado.

Mas, uma das coisas mais curiosas sobre o uísque no Japão é como eles podem ser consumidos. Bom, existem as maneiras tradicionais que é com o gelo ou sem. Entretanto, os japoneses também possuem o costume de misturar com o uísque com pedras de gelo e misturadas com água (costume conhecido como mizuwari) ou com água quente (conhecida como oyuwari).

No caso da água quente, adiciona-se somente ela, sem outras ervas ou qualquer outro tipo de aditivo. E você, teria coragem de tomar um uísque adicionando água quente no lugar de pedras de gelo?