A realidade do Japão não é sempre como a que pensamos, principalmente quando se trata de moradia.
Como já mostramos aqui, nem todas as pessoas vivem em ótimas casas, principalmente aquelas que estão nas consideradas favelas japonesas, como as que nem mesmo possuem casa e estão em situação de rua.
Há ainda uma outra modalidade de moradia que também revela muito sobre a precariedade em que algumas pessoas vivem no Japão. Essas pessoas vivem em lugares minúsculos, em que não é possível nem mesmo ficar em pé. São espaços um pouco (e bota pouco nisso) maiores do que uma cama de solteiro.
Confira aqui mais sobre essa dura realidade a qual algumas pessoas precisam se submeter no Japão para ter um lugar para morar.
Realidade do Japão para as pessoas que moram nos hotéis cápsulas
Provavelmente você já ouviu falar dos hotéis cápsulas no Japão. Eles são como camas uma em cima da outra com um pouco mais de espaço, em algumas vezes, cabendo até mesmo uma pequena TV.
A ideia dele é que a pessoa pode entrar e dormir sem ocupar muito espaço. Assim, ele é ótimo para viajantes com poucas coisas. Obviamente, é um local muito apertado, em que não é possível ficar em pé e, em muitas vezes, nem mesmo esticar os dois braços da maneira que se quer.
Entretanto, muitas pessoas moram nesses lugares. Muitas vezes elas podem escolher morar ali por ser mais próximo do trabalho ou por não terem condições de pagarem um apartamento que seja mais confortável. Sabemos que os apartamentos no Japão não são muito grandes, mas só que eles são caros a depender da região e se tornam inviável para alguns trabalhadores.
Soma-se a isso, que, ao morar em um hotel cápsula, as pessoas terão uma mínima companhia. Afinal de contas, elas encontrarão pessoas pelo corredores com quem poderão conversar ou até mesmo comer junto na cozinha compartilhada (caso exista no hotel). Assim, é uma maneira de não ficar tão sozinho.
Alguns podem ser visitantes, que ficarão hospedados por pouco tempo, mas existem muitas pessoas nesses hotéis que se tornam residentes.
O ruim de morar em um espaço desses é que não há ventilação adequada e muitas pessoas precisam acumular muitas coisas ali. Afinal de contas, elas moram nesses lugares, ou seja, precisam morar com um amontoado de roupas e também com seus itens pessoais.
Leia também:
- Beni-imo: a batata-roxa japonesa extremamente saudável e a mais saborosa que existe;
- A realidade das mães no Japão: excesso de trabalho e de responsabilidades;
- Calendários no Japão: mesmo com a informatização os japoneses ainda os amam.
Dessa maneira, há uma geração de japoneses que estão se tornando moradores desses lugares. Estão confinados em pequenos espaços insalubres.
Simultaneamente é estranho como essas pessoas conseguem viver ali. Muitas delas começam a organizar suas vidas nas cidades japonesas nesses espaços.
Elas precisam ficar confinadas com todas as suas coisas que cabem em uma mala praticamente, ou seja, também não podem em nenhum momento fazer grandes aquisições.
E você, conseguiria viver em um hotel desses e vivendo com espaços compartilhados como banheiros e cozinha?