Seitan: uma comida japonesa para substituir a carne e com baixas calorias

Seitan é uma comida muito famosa enter os vegetarianos e veganos. Entretanto, o que poucas pessoas sabem é sobre a sua origem.

Sua origem remonta à China e ao Japão, além disso, possui uma série de propriedade nutricionais além de conter baixas calorias. Assim, se você estiver buscando um bom substituto para a carne em suas refeições, dê uma chance para essa comida japonesa que pode deixar você muito bem nutrido.

Atenção, apesar de ser um ótimo alimento, ele contém glúten. Assim, se você for celíaco, infelizmente, não poderá apreciar essa comida japonesa.

O que é o seitan?

O seitan é feito de uma massa de farinha com água. Por conta disso que ele é conhecido como carne de farinha ou até mesmo como carne de glúten. Após uma série de procedimentos, essa massa de farinha com água vira uma massa elástica que pode ser servida em fatias e com um ótimo tempero.

Essa comida ainda está presente em diversas culinárias, como na chinesa, vietnamita e coreana.

Além disso, a sua textura lembra muito a de carne.

A história do seitan

Acredita-se que essa carne de glúten tenha sido inventada ainda na China no século VI. E era uma comida muito popular entre os monges budistas que não se alimentavam de nada de origem animal, como é a carne.

Posteriormente, a comida chegou ao Japão, como a outros países do oriente. No ocidente, ela só foi chegar durante o século XVIII, e até hoje muitas pessoas nem mesmo escutaram falar dela.

Mas, até esse momento, essa massa de glúten não tinha nome. O seu nome mesmo, seitan, só apareceu em 1961, e o termo foi cunhado por um japonês. Ele era Geroge Ohsawa, que foi o fundador da dieta macrobiótica, que é um tipo de alimentação pautada nos preceitos do budismo e que ficou muito famosa no mundo inteiro por seus benefícios. Posteriormente a ser nomeada, essa comida passou a ser feita de maneira industrializada também e hoje em dia, em alguns países, é possível encontrá-la até mesmo em lata.


Leia também:


Mais sobre o seitan na culinária japonesa

Apesar do seitan ser a carne de glúten mais conhecida, o Japão possui uma outra variação que é o fu. Em japonês, fu significa glúten. A grande diferença do fu é que é sólido. Além disso, é feito a partir da mista de farinha de arroz com glúten e milho. Posteriormente, é cozido no a vapor em grandes blocos.

Mas o seitan também é muito presente. Inicialmente, quando chegou ao país, ele era uma espécie de tempero, já que era feito com muito sal. Posteriormente, se firmou na culinária macrobiótica japonesa e popularizou-se mais. Entretanto, por mais que seja possível encontrar essa comida no Japão, certamente não será em qualquer lugar que você a encontrará. É mais fácil encontrar o fu, já que o seitan acabou finando mais restrito à culinária macrobiótica.