A orelha no Japão possui uma grande importância para determinar a sorte de uma pessoa. Essa superstição permanece viva até hoje e remonta ao Japão antigo.
A pessoa que foi agraciada com uma orelha grande poderá ter grandes riquezas e um futuro próspero.
Saiba aqui como essa orelha da sorte deve ser e o que ela pode trazer de bom.
O tamanho da orelha no Japão importa
No ocidente, uma pessoa de orelhas grandes não é considerada atraente ou sortuda. Na verdade, muitas pessoas até mesmo podem fazer piada com isso. Mas, no Japão, ter orelhas enormes é um símbolo de boa sorte e riqueza.
Essa é uma das superstições do país. Como se sabe, o Japão é um país apegado a todos os tipos de superstições.
Assim, de acordo com essa superstição, aqueles com orelhas grandes, especialmente aqueles com lóbulos compridos, terão muita sorte e riqueza durante a vida.
A superstição é conhecida como mimi tabu ga ookii to kanemochi ni naru, uma tradução aproximada é se você tiver orelhas grandes, ficará rico.
Assim, não é de se assustar que os lóbulos de orelha grandes no Japão são chamaods de fuku mimi, ou seja, são as orelhas da sorte. Portanto, tenha orgulho das suas orelhas e não ligue para quem quer te encher o saco por conta do tamanho delas.
Leia também
- Queijos do Japão começam a ser reconhecidos no mundo pela sua qualidade;
- Por que os japoneses dizem o sobrenome primeiro?;
- Não consegue ficar sem um docinho? Veja doces japoneses saborosos e saudáveis.
Origens da superstição do tamanho da orelha no Japão
Para pensarmos o significado de orelhas com lóbulos grandes, temos de retomar Buda (Siddhartha), que nasceu com orelhas grandes.
Como se sabe, durante sua infância e juventude viveu cercado de riquezas dentro de uma família nobre. Siddhartha usava roupas caras e joias de ouro. Uma das joias que ele mais usou foram uns brincos pesados feitos de ouro que deformaram suas orelhas ao longo dos anos tornando-as ainda maiores. Em algum momento, Sidarta renunciou ao seu mundo de riqueza e materialismo e deixou para trás seus grandes brincos de ouro.
Posteriormente, por meio da meditação, Siddhartha alcançou a iluminação e tornou-se Buda.
Desde então, as pessoas de orelhas grandes foram consideradas boas em ouvir a natureza. Elas possuem a habilidade de ouvir ao seu redor e seriam capazes de ouvir os conselhos dos deuses.
Por conta dessas características, provavelmente, elas teriam maior facilidade para ganhar dinheiro e ter sorte em suas vidas.
Outra referência importante para essa superstição remonta aos Deuses da Sorte.
Nas representações de Daikokuten, um dos shichi fukujin (Sete Deuses da Sorte), ele é alguém feliz, segurando um martelo mágico e usando um gorro de camponês chamado daikoku zukin. Ele geralmente está em cima de alguns fardos de arroz e carregando um saco também. Daikokuten é o deus da riqueza, dos agricultores, da comida e da boa sorte. Ele também tem lóbulos de orelha mais avantajados.
Assim, mais uma comprovação de que as orelhas grandes no Japão já trouxeram alegrias e riquezas para os serem abençoados.