Pocky no Japão é tão especial que possui um dia em sua homenagem. Conheça esse incrível doce!

O Pocky no Japão é um verdadeiro sucesso e possui diversos sabores. Você pode achar sabores incríveis que são de surpreender.

O Pocky é um doce que se assemelha a um palito e dão um incrível estalo na boca quando são mordidos. Esses incríveis estalos fazem eles serem ainda mais irresistíveis e é praticamente impossível comer um só.

Daí a origem do nome: “Pocky” que vem da palavra onomatopeica japonesa para aquele crack satisfatório:  pokkin.

De acordo com o blog Gaijin Pot, Pocky ganhou fama internacional, o que é uma façanha, considerando todos os lanches de chocolate que existem por aí. Mas até o  Guinness World Records  diz que a Pocky é a “maior marca de biscoitos com cobertura de chocolate do mundo”.

A guloseima é tão popular no Japão que tem seu próprio feriado em 11 de novembro – Dia Pocky – em parte porque um bastão Pocky se assemelha ao número “1”. Um dia você  se mima  com uma caixa de Pocky com um ente querido  no estilo Dama e o Vagabundo  , ou se enrosca no sofá e devora uma caixa inteira.

A história do Pocky no Japão

A história desse incrível biscoito começou em 1966. A sua ideia era simples, mas prática e inventiva. Assim, ele é o primeiro chocolate em forma de bastão do mundo. O conceito foi inspirado no irmão mais velho de Pocky, o Pretz, que entrou no mercado alguns anos antes, em 1963.

Assim, eles passaram a ser produzidos na famosa empresa Glico.

No início, os trabalhadores da Glico mergulhavam Pocky à mão usando chocolate derretido. É por conta disso que uma parte desses bastões não possui cobertura.

No entanto, mesmo depois que o processo de fabricação implementou as máquinas, esse design se manteve. Afinal de contas, essa parte sem cobertura é ótima para que ninguém acabe sujando suas mãos. 

Dessa maneira, o doce não se tornou apenas um sucesso entre as crianças, mas também entre os adultos.

Pocky é popular não apenas no Japão, mas mantém seguidores globalmente. Muitos colecionadores aguardam ansiosamente sabores de edição limitada e especialidades regionais.

Entre os seus sabores podemos destacar o tradicional de chocolate, de amêndoas, de morango com chocolate, e de manteiga fermentada com leite torrado.


Leia também:


O dia do Pocky no Japão

A empresa Glico declarou o dia 11 de novembro como os dias do  Pocky e Pretz. A data foi anunciada em 11 de novembro de 1999.

Dessa maneira, a Glico escolheu este dia não só porque as formas das guloseimas representam o número “1”, mas também porque era o ano japonês de  11 da Era Heisei, dando-lhes uma oportunidade única em uma geração.

Para se ter uma ideia, no ano de 2020, no auge da pandemia de coronavírus, houve uma comemoração diferente para o dia do Pocky. Assim, 143 pessoas foram ao Zoom simplesmente para abrirem todos juntos online embalagens do doce.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link