Sashimi de cavalo do Japão é feito com carne brasileira

O peixe cru é uma das comidas mais simbólicas do Japão. Entretanto, não existe somente sashimi de peixe no país, mas também de carne de cavalo. Isso mesmo, os japoneses consomem carne de cavalo crua e isso é considerado uma iguaria, além de ser uma comida cara.

Conheça mais aqui sobre o sashimi de cavalo do Japão e veja se você acha muito exótico ou se teria coragem de apreciar esse prato.

Mas, como você já viu no título, um dos países que vendem a carne de cavalo para o Japão consumir dessa maneira é o Brasil. Ou seja, de certa maneira esse consumo de carne crua de cavalo no Japão ajuda à economia brasileira.

Sashimi de cavalo do Japão, o basashi

Basashi (馬刺し “sashimi de cavalo”) são fatias finas de baniku, carne de cavalo crua (馬肉). É uma iguaria única que é consumida em certas partes do Japão.

Essa carne também é conhecida como sakura niku (桜肉, “carne de flor de cerejeira”). Provavelmente esse nome se deve a sua cor característica que é mais avermelhada.

Basashi é sashimi de carne de cavalo, uma especialidade na prefeitura de Kumamoto (sul do Japão), embora também seja consumido em Aomori, Nagano e Oita. Assim, se tiver a oportunidade de ir para o país e quiser comer esse prato, não deixe de ir para uma dessas cidades.

A carne de cavalo é mais magra, mais rica em proteínas e mais baixa em calorias e gordura do que a carne de porco ou carne bovina. Dependendo de sua maturidade, a cor pode variar de rosa a vermelho escuro, daí seu nome “sakura niku”. O sabor é levemente adocicado com uma pitada de jogo e é como um cruzamento entre carne de veado e carne bovina.

Os cortes de carne podem ser categorizados em três grupos: gordurosos, magros e marmoreados. Outras partes do cavalo, como gordura de crina, fígado e língua, são valorizadas, pois uma pequena porção é obtida por animal.

A maioria dos cavalos abatidos para consumo são importados do Canadá, México, Itália, Argentina e Brasil.


Leia também:


Como se come o sashimi de cavalo do Japão

Como o sashimi de peixe, o basashi é mergulhado em condimentos. Geralmente é comido com cebola fatiada, gengibre ralado, rábano japonês e alho, depois mergulhado em molho de soja doce, uma especialidade do sul do Japão.

Embora o basashi se refira à carne de cavalo crua, também pode ser grelhado, defumado e adicionado a pratos quentes. Há outros pratos mais criativos, como pizza baniku, sorvete baniku e hambúrgueres baniku. Os japoneses possuem muita criatividade quando se trata de comida e de experimentar sabores inusitados.

Embora seja um prato adquirido, é imperdível se você visitar Kumamoto. Não se esqueça de acompanhar com um shochu local (焼酎, bebida alcóolica destilada tradicional do Japão).

Fonte: Wa-shoku.