São mais de 90.000 japoneses com mais de 100 anos! Um novo recorde!

A população japonesa com mais de 100 anos bateu um novo recorde! Atualmente são mais de 90.000 pessoas que conseguiram atingir os três dígitos, sendo que a maioria são mulheres.

Essa notícia foi lançada em meio às comemorações do feriado conhecido como Dia do Respeito aos Idosos, que ocorre no dia 19 de setembro.

Muitas vezes é considerado um ato educado presentear as pessoas com mais de 65 anos. Portanto, para aqueles que estão no Japão, se preparem, pois a lista de pessoas consideradas idosas cresce a cada ano e muitas pessoas estão atingindo os 100 e se mantendo na lista daqueles que precisam ser presentados.

Conheça mais aqui sobre esse novo recorde atingido pelo Japão!

Japoneses com mais de 100 anos!

A notícia foi divulgada neste momento porque esta também é a temporada em que o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar faz uma contagem do número constantemente crescente de idosos no Japão, que agora ocupam cerca de um terço da população.

Mas, além de tudo isso, a pesquisa agora descobriu que o número de pessoas com mais de 100 anos ultrapassou 90.000 pela primeira vez. Um número incrível!

Para ser exato, acredita-se que o número de centenários seja de 90.526 . Este também é o 52º ano consecutivo em que um número recorde de pessoas com idades de três dígitos é contabilizado. Para colocar as coisas em perspectiva, quando o ministério iniciou esta pesquisa em 1963, o número de pessoas com mais de 100 anos era de apenas 153.

 


Leia também:


Onde está a maior parte dos japoneses com mais de 100 anos?

As prefeituras com as maiores porcentagens de centenários foram Shimane, Kochi e Tottori, nas quais aproximadamente uma em cada 700 pessoas tinha mais de 100. Isso é lógico, pois essas três prefeituras são em grande parte rurais e as pessoas mais jovens tendem a gravitar em áreas mais urbanas, deixando maioria dos idosos no campo.

Por outro lado, as prefeituras com as taxas mais baixas de centenários foram Saitama, Aichi e Chiba, onde a chance de encontrar alguém com mais de 100 anos era de uma em 2.000.

Em termos de gênero, um número esmagadoramente maior de centenários eram mulheres. Dos 90.526 contados este ano, 80.161 eram do sexo feminino, representando 89%.

E essa tendência das mulheres terem maior longevidade parece que não está perto de baixar. Logo, é melhor os homens começarem a se cuidar mais se quiserem seguir o exemplo feminino.

A pesquisa também calculou que há 45.141 pessoas que devem completar 100 anos entre o início de setembro e o final de março do próximo ano. Esse número de pessoas à beira é de 1.508 em relação ao ano anterior. Sempre que ocorre um aniversário tão monumental, os governos locais geralmente oferecem certificados e presentes especiais.

Afinal de contas, não é para qualquer um chegar à marca dos 100 anos. O mais impressionante é que muitos deles com maior vitalidade que as pessoas que são mais novas.

Fonte: Sora News.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link