Jinji Ido: a estratégia japonesa que motiva os colaboradores de uma empresa!

Uma estratégia japonesa muito eficiente para animar os trabalhadores pode ser aplicada em sua equipe ou empresa como um todo. Essa é a chama jinji ido, ela nada mais é do que um sistema de rotação de funcionários.

Nessa rotação, que acontece todos os anos, os trabalhadores possuem a oportunidade de entrarem em contato com outras atividades. Isso é excelente para que eles não fiquem em trabalhos monótonos. Além disso eles podem entrar em contato com uma visão geral de como é o funcionamento da empresa e adquirir ou aprimorar suas habilidades.

Conheça mais aqui sobre o jinji ido e se ele seria aplicável à sua realidade.

A estratégia japonesa que pode ajudar na motivação dos colaboradores de uma empresa

Com emprego vitalício, estabilidade econômica e regras e regulamentos onipresentes, a vida dos trabalhadores de escritório no Japão parece um tanto previsível e repetitiva. Quem olha de fora, pode pensar que se trata de uma rotina que se repetirá por ano até chegar o momento da aposentadoria.

Mas, infelizmente, essa previsibilidade é apenas ilusória. Tradicionalmente, os funcionários no Japão não avançam em suas carreiras tão rápido quanto provavelmente fariam no exterior. Um dos motivos para isso acontecer é que os japoneses possuem uma estrutura social mais rígida, com um alto respeito às hierarquias em que, dificilmente, um jovem que se sobressaia terá um cargo alto com rapidez.

O sistema Jinji Ido é algo relativamente único no Japão e é referido como a redistribuição anual de pessoal dentro da empresa, incluindo suas filiais. O termo é difícil de traduzir para outros idiomas porque muitos países não têm esse conceito de remanejamento de funcionários todos os anos. Para alguns de nós, pode até parecer sem sentido, se não prejudicial, pois pode causar estragos e diminuir a eficiência dos processos de trabalho.

Outro fato surpreendente é que essa rotação de pessoal é gerenciada centralmente pelo departamento de RH, o que significa que você pode acabar em uma posição que nunca pediu.


Leia também:


Mas como o essa estratégia japonesa pode motivar?

Você já deve ter conhecido alguém que não aguenta mais cumprir a mesma função todos os dias em uma empresa.

A pessoa está presa a uma rotina maçante em que ela já sabe todos os processos que precisa aplicar todos os dias.

Isso é um dos sinais de falta de motivação. E a falta de motivação não é apenas intrínseca, mas também extrínseca. De maneira que a empresa também precisa fazer com que esse trabalhador se anime.

Uma dessas maneiras é fazer com que ele possa desenvolver outras habilidades, conhecer outras funções e tomar contato com outras pessoas.

Mantendo ele desafiado, certamente ele terá uma motivação para continuar a aprender e poderá ajudar muito mais no crescimento da empresa.

Fonte: Ishikawa Jet e Wa Shoku.

Receba GRÁTIS notícias do Japão