Sim, exatamente, os médicos japoneses conseguem detectar o princípio de um glaucoma em alguém fazendo o jogar videogame.
É preciso admitir, essa é uma ótima estratégia para fazer um exame em qualquer pessoa. Pelo menos, com certeza, ele será mais divertido.
Conheça mais aqui sobre esse jogo e como ele funciona para fazer esse diagnóstico.
Médicos japoneses e o diagnóstico de glaucoma por meio de um jogo
Muitos de nós, quando crianças, provavelmente fomos repreendidos por jogar muitos videogames com ameaças de que isso “destruiria sua visão”. Ainda há algum debate sobre o quão verdadeiro ou falso isso é, mas um novo jogo foi desenvolvido que pode definitivamente salvar a visão das pessoas.
Meteor Blaster é um simples jogo de tiro baseado em navegador para smartphone desenvolvido pela Sendai Television e pela Tohoku University Graduate School of Medicine. Foi patenteado em julho de 2021 e espera-se que ajude as pessoas a detectar os primeiros sintomas de glaucoma apenas jogando por cinco minutos.
Isso mesmo, para saber se você tem ou não princípio de glaucoma, bastará se divertir em um jogo por somente 5 minutos.
Entretanto, existem algumas regras pra que esse exame seja feito.
Para jogar, basta segurar o smartphone a cerca de 30 centímetros de seu rosto. Essa distância para com os olhos é o que garante que o exame será feito adequadamente.
Em seguida, basta operar o canhão laser de papelaria para atirar meteoróides enquanto eles flutuam em sua mira. Ao mesmo tempo, pontos brancos aparecerão na tela, momento em que você deve pressionar o botão “CAPTURE” por razões interestelares que estão além de nossa insignificante compreensão terrestre.
Depois de passar por quatro estágios, o Meteor Blaster fornece um resumo de sua visão em cada olho. A tela é dividida em 16 seções e uma pontuação de um a cinco é atribuída a cada área. Se tirar 1 significa que sua visão está ótima. Já tirar cinco é muito ruim em relação a quão bem cada um de seus olhos pode detectar as coisas que passaram pelo jogo.
Entretanto, o jogo ainda não está disponível em outro idioma que não o japonês.
Mas se você dominar o idioma, pode acessar o jogo clicando aqui.
Leia também:
- Pizza de arroz japonês: um jeito inusitado de comer seu prato favorito;
- Expectativa de vida no Japão cai pela 1ª vez em mais de uma década;
- Time japonês multado em 800 mil reais porque 60 torcedores se aglomeraram para ver e aplaudir os jogadores.
Os médicos japoneses e a preocupação com o glaucoma
Se a pontuação de cinco sair, pode ser um sinal dos estágios iniciais do glaucoma e você deve consultar um especialista. Glaucoma é um dano aos nervos ópticos que começa pequeno, mas piora progressivamente se não for detectado. É surpreendentemente comum com cerca de uma em cada 20 pessoas com mais de 40 anos sofrendo de alguma forma.
Ainda mais assustador é que é a principal causa de cegueira no Japão, em grande parte porque as pessoas não percebem cedo o suficiente para procurar tratamento. O professor Toru Nakazawa, que ajudou a desenvolver o Meteor Blaster, disse: “O glaucoma é uma doença difícil de perceber. Há uma estimativa de 4,65 milhões de doentes no Japão, mas cerca de 90% não vão ao hospital.”
Fonte: Sora News.