Tomar chá japonês: um jeito fácil de prevenir diabetes

O chá japonês, mais especificamente, o chá verde, possui inúmeras propriedades. Uma delas pode ajudar a muitas pessoas, pois ele ajuda na prevenção de diabetes.

Diabetes é uma daquelas doenças silenciosas e, quando se manifesta, pode trazer grandes complicações para a pessoa, levando ao amputamento de membros e também à cegueira a depender do estágio em que ela está.

Antes de mais nada, vamos deixar claro que o chá verde ajuda na prevenção, ele não é a cura ou o que vai garantir que você nunca desenvolverá a doença. O melhor mesmo é ter uma dieta saudável, praticar atividades físicas e também ir ao médico com regularidade. Além disso, pode haver casos em que o chá verde pode não ser recomendado para a pessoa, por isso, ressaltamos, consulte um médico.

Chá japonês e diabetes

Um estudo acadêmico realizado no Japão e publicado na revista Diabetes & Metabolismo Journal, revelou que aqueles que bebiam pelo menos seis xícaras de chá verde japonês diariamente diminuíram suas chances em um terço de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com pessoas que consumiram menos de uma xícara por semana.

Ainda de acordo com o estudo, essas pequenas medidas, como a de tomar chá verde, podem ajudar muito o sistema de saúde como um todo. Afinal de contas, ele tende a reduzir o número de pessoas que possam vir à apresentar a doença.


Leia também:


Como o chá japonês pode ajudar as pessoas com diabetes

As pessoas que sofrem de diabetes são incapazes de manter adequadamente os níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue. Enquanto a insulina é produzida por pessoas sem diabetes para diminuir o açúcar no sangue, as pessoas com diabetes não são sensíveis à insulina, fazendo com que os níveis de glicose no sangue aumentem.

No mesmo estudo citado anteriormente, e testado em ratos descobriu-se que o chá verde ajuda a sensibilizar as células do corpo para que possam metabolizar melhor o açúcar.

O chá japonês possui muitos outros benefícios

Além disso, o chá verde pode trazer outros benefícios para a saúde.

Beber chá verde pode ajudar seu corpo a queimar uma quantidade maior de calorias ao longo do dia do que você faria se escolhesse uma bebida diferente. Isso também ajuda a aumentar o metabolismo e permite que você se exercite com mais resistência. Portanto, para aqueles que buscam emagrecer, essa pode ser uma medida mais saudável do que tomar remédios.

Entretanto, vale ressaltar que o chá verde só ajudará no emagrecimento caso a pessoa realize uma dieta saudável e sustentável, que, de preferência, deve ser prescrita por um nutricionista.

O chá verde também estimula o sistema nervoso, que inicia o processo de queima de gordura. Beber uma xícara de chá verde pela manhã pode lhe dar a energia necessária para continuar e terminar um treino forte antes de começar o dia.

Fontes: Japanese Green Tea Co. e Diabetes & Metabolismo Journal.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link