Como foi a votação dos brasileiros no Japão?

Os brasileiros no Japão também possuem direito ao voto. Com a tecnologia, é possível que mesmo um cidadão brasileiro que esteja do outro lado do planeta possa votar e ajudar a definir os rumos do seu país natal. Afinal de contas, ele é um cidadão brasileiro e merece ter seus direitos garantidos.

Na última eleição presidencial do dia 02/10 de 2022, os brasileiros se dirigiram aos consulados para votarem.

Vale ressaltar aqui que esse artigo pretende fazer uma descrição de como foi a votação no Japão. Não se trata de defender um dos candidatos, mas de apresentar como os brasileiros no Japão votam e qual foi o resultado da escolha deles.

Caso só queira ver o resultado da eleição no Japão, vá para o final do artigo.

Brasileiros no Japão e em outros lugares do planeta também votam

São quase 700 mil brasileiros que moram no exterior e que fizeram sua participação nas eleições de 2022.

Eles votaram somente para presidente, isso porque não seria possível delimitar exatamente qual o estado de cada brasileiro para que ele possa fazer a votação para senador, governador, deputado federal e deputado estadual.

Esperamos que em breve isso aconteça. Mas, por enquanto, é uma ótima notícia os brasileiros que não estão no Brasil poderem participar da escolha do próximo presidente.

E, como se sabe, a política adotada no Brasil não afeta somente quem está no país, mas quem é cidadão brasileiro. Por isso, é muito importante que o eleitor que não se encontra no país faça a sua escolha e também conheça as propostas. Um deles pode ter uma proposta que o agrade mais e que também atenda melhor os seus anseios mesmo não estando no Brasil. Além disso, o governo também pode representar e ajudar os interesses dos familiares dele que se encontram no país.

Em muitos lugares do planeta, as eleições começaram antes do que no Brasil. Pro cotna do fuso horário, o Japão, bem como a Nova Zelândia, começaram a votação quando em terras brasileiras ainda era sábado, dia 1º/10.


Leia também:


O resultado das urnas dos votos dos brasileiros no Japão

Ao todo foram oito locais de votação no Japão. E o presidente candidato à reeleição Jair Messias Bolsonaro venceu com mais de 60% dos votos válidos.

De acordo com o portal de notícias da UOL, o número de eleitores no Japão aumentou cerca de 25%. Atualmente, são 76 mil brasileiros que podem votar do país.

Em muitas das urnas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não chegou nem mesmo aos 20% dos votos válidos, como foi no caso da urna de Tóquio.

Em Nagoia, Bolsonaro atingiu 80% dos votos. Vale ressaltar que Nagoia está entre os 5 maiores eleitorados brasileiros fora do Brasil.

Espera-se que os brasileiros no Japão voltem às urnas no segundo turno, assim como os que estão em outros países, e continuem a participar da democracia brasileira.