Motivos reais para ter medo dos japoneses no Halloween

Os japoneses no Halloween estão começando a criar suas próprias tradições. Entretanto, isso não significa que elas não sejam assustadoras.

Afinal de contas, se você já viu algum filme de terror japonês, sabe muito bem que eles são ótimos em dar sustos.

E não é só isso, você tem de temer os japoneses nessa comemoração porque eles levam a fantasia (e o cosplay também) a um outro nível. Enquanto você está se divertindo com a fantasia pronta que comprou em algum lugar, pode ter certeza que no Japão as pessoas estão levando isso muito mais a sério e montando elas mesmas os seus visuais para que sejam únicos e sejam os mais reais possíveis.

Assim, apresentamos aqui algumas curiosidades do Halloween no Japão para você levá-lo muito a sério e ficar com medo!

Os japoneses no Halloween sabem se divertir, e muito!

As festas no Japão durante essa época do ano estão entre as mais incríveis do país. Isso porque as pessoas vão para as ruas das principais cidades para beberem e se divertirem. Além disso, pode ter certeza que você poderá levar alguns sustos também de alguém que estiver muito bem fantasiado.

É uma verdadeira festa na rua.

Mas, não se esqueça, vale a pena ficar atento para não tomar um susto!

Os japoneses no Halloween também celebram a morte, mas de outra maneira…

No Ocidente, o Halloween está intimamente ligado à morte, com suas raízes nos festivais dos mortos, bem como no Dia de Todos os Santos. 

Mas no Japão não é assim; é um feriado importado dos EUA. Dessa maneira, não tem uma conexão próxima com a morte como Obon, tornando-o um pouco abstrato no Japão. Isso não significa que não pode ser assustador no Japão – há um aumento no número de casas assombradas durante o outono, e muitas delas são aterrorizantes. 

No entanto, como a atração de Resident Evil que está no Universal Studios Japan, eles não são centrados em yurei, mas em zumbis. Ainda há uma distinção clara.


Leia também:


Os japoneses no Halloween e a relação com o Tsunami de 2011

Em 2011 o Japão foi atingido por um terrível terremoto seguido de um tsunami que matou inúmeras pessoas além de ter destruídos cidades.

Entretanto, é curioso como aquele foi um ano importante para a celebração do Halloween no país.

De acordo com a Japan Holiday Association, 2011 foi o ano em que o Halloween realmente decolou. Foi um ano sombrio, graças ao triplo golpe mortal de terremoto, tsunami e colapso nuclear em Fukushima. Então, em outubro, a leveza parecia bem-vinda.

A disseminação das redes sociais também ajudou. Em 2016, os japoneses estavam gastando mais dinheiro no Halloween do que no Dia dos Namorados, um dia extremamente popular que é amplamente promovido pelos varejistas.

Alguns bairros adotaram eventos modificados de “doces ou travessuras”, nos quais as crianças vão de porta em porta pedindo doces aos moradores.

A Yakuza e o halloween no Japão

Outro fato surpreendente e um tanto assustador, é que a máfia japonesa usa a data para suavizar a sua imagem.

Assim, até a temível yakuza do Japão – principalmente a gangue uber baseada em Kobe, a Yamaguchi-gumi – entrou em cena, organizando elaboradas festas de Halloween para crianças locais.