Existem muitos crimes no Japão que se assemelham a qualquer um outro que é realizado pelo mundo afora. Por exemplo, por lá também existem assaltados. Obviamente que em menor quantidade do que em muitos outros lugares do planeta, como no Brasil, mas mesmo assim por lá também existe.
Mas um tipo de crime que está ocorrendo no país, certamente ainda não acontece em todos os lugares. A principal ferramenta para esse crime acontecer é o Google Maps, a partir da sua ferramenta Google Street View.
O Google Street View permite que um usuário visualize a fachada de uma casa. Em alguns caso, é possíve observar muitos detalhes.
Assim, conheça o que tem acontecido no Japão e quais são as medidas das autoridades e da polícia para evitar que esse tipo de crime aumente.
Crimes no Japão e o Google Street View
O Street View do Google Maps é extremamente conveniente, mas às vezes para as pessoas erradas, como stalkers ou ladrões que usam o serviço para investigar seus alvos antes de roubar carros ou assaltar casas. O problema deixou especialistas pedindo medidas para reduzir as informações disponíveis no Street View que podem ser usadas por criminosos.
Esses crimes no Japão acontecem a partir da visualização pelo criminoso de como uma casa é. Com as imagens do Google Street View é possível, em muitos casos, ver qual o carro a pessoa possui e alguns detalhes de como é a segurança de uma casa.
O Google Street View fornece não apenas informações sobre edifícios e tipos de veículos, mas também uma visão detalhada dos arredores, para que os criminosos possam ver a estrutura de uma casa e as rotas de fuga sem realmente indo lá para ver. Assim eles podem tanto identificar qual é a casa mais fácil de ser invadida, como também qual possui mais bens.
Leia também:
- Mogu-chan: a dona de casa japonesa que comeu o menu do McDonalds de uma vez!;
- Polícia japonesa inova e aceitará chamada de vídeo para atender rapidamente às ocorrências;
- Time japonês multado em 800 mil reais porque 60 torcedores se aglomeraram para ver e aplaudir os jogadores.
Crimes no Japão e as medidas da polícia
No dia 13 de outubro de 2022, oficiais da Delegacia de Handa da Polícia da Província de Aichi, no Japão, conduziram uma avaliação de prevenção ao crime no bairro de Nakamura desta cidade.
Enquanto os policiais olhavam ao redor, Nobuo Adachi, vice-chefe da Divisão de Segurança Comunitária da estação, deu dicas sobre como evitar ser vítima de crime, incluindo: “Se você deixar escadas de fora, os criminosos podem subir nelas, então, por favor, mantenha-as dentro. “
Ele também aconselhou os moradores a pedir ao Google para desfocar suas casas e carros no Street View para que ninguém possa explorar digitalmente suas propriedades.
Para desfocar sua casa no Street View, acesse o Google Maps e selecione “Informar um problema” no menu suspenso ao lado do local no canto superior esquerdo. Depois de mover um quadro sobre a área que deseja desfocar, selecione um motivo dentre os motivos para desfoque de “Um rosto”, “Minha casa”, “Meu carro/placa de carro” e “Um objeto diferente”.
Forneça mais detalhes sobre o que você deseja desfocar na caixa de texto, digite seu endereço de e-mail e clique em enviar. A alteração pode entrar em vigor a partir do dia da solicitação.
Fonte: Mainichi.JP.