Mulheres grávidas não podem comer sushi: saiba por quê e os riscos

O sushi japonês é uma das comidas mais apreciadas pelo mundo. Esse simples item, normalmente composto por arroz e peixe cru, é muito nutritivo e saboroso.

Porém, apesar de ser considerado saudável, o sushi pode fazer mal e muito para mulheres grávidas.

Assim, te apresentamos os motivos para isso acontecer e quais são as saídas para uma mulher grávida poder saciar sua vontade de sushis.

Mulheres grávidas e o consumo do sushi japonês

A gravidez tende a acabar com muitas coisas que as mães adoram, como sanduíches de peru, queijo não pasteurizado e aquele copo de vinho para relaxar. Mas também é proibido comer sushi durante a gravidez?

Sim, de acordo com a Food and Drug Administration (FDA), o American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) e outras autoridades médicas importantes dos EUA e o mundo. Isso ocorre porque o peixe cru é mais propenso a conter parasitas e bactérias – incluindo listeria – que podem levar a infecções e doenças transmitidas por alimentos e potencialmente prejudicar um bebê em crescimento.

De acordo com o site The Bump, Isso não significa que todo o sushi está fora da mesa, no entanto. Adicionar certos peixes à sua dieta de gravidez é realmente muito saudável, graças a todos esses ácidos graxos ômega 3 – desde que os frutos do mar sejam cozidos.


Leia também:


Sushi japonês desenvolvido exclusivamente para grávidas

Seria um equívoco pensar que as pessoas no Japão comem sushi todos os dias, mas ainda é uma parte muito comum da dieta japonesa. Entre restaurantes de sushi tradicionais, juntas de sushi de esteira rolante e conjuntos de sushi pré-fabricados nas seções de frutos do mar dos supermercados, é sempre acessível, e com peixe e arroz ambos os alimentos básicos da culinária japonesa, a maioria dos japoneses não demora tanto entre as refeições de sushi.

Exceto, isto é, para gestantes.

Entretanto, haverá uma alternativa em breve para as mulheres grávidas que estão com desejo de comer sushi. E o melhor é que ele está prestes a começar a ser comercializado no Japão.

A ideia é do Kanetsu Sushi.

Kanetsu significa “aquecido”, e essa é a primeira parte de tornar este sushi adequado para a gravidez.

O chef de sushi do Kanetsu Sushi seleciona cuidadosamente os cortes de peixe para sashimi que são então cozidos e colocados em seus blocos de arroz de sushi avinagrado. As peças são então carregadas em um freezer especial de alta velocidade à base de líquido.

O processo de congelamento rápido oferece dois benefícios, minimizando a quantidade de tempo que o sushi permanece em uma temperatura ambiente propícia às bactérias e reduzindo o tamanho dos cristais de gelo individuais que se formam, ajudando a preservar o sabor do alimento durante o transporte.

O conjunto Kanetsu Sushi é composto por nove peças: salmão, madai (dourado), camarão, kampachi (líbano), anago (enguia de água salgada), nodoguro uni (garganta-preta com ouriço-do-mar), hotate (vieira), ika (lula ) e tamagoyaki (omelete).

Fontes: The Bump e Sora News.