Omakase: a refeição japonesa de mais de R$1.000,00

Você teria coragem de pagar R$1000,00 ou mais por uma refeição japonesa?

Certamente não são todas as pessoas que podem pagar esse valor por uma refeição e também não são todas que terão a vontade de desembolsar essa quantia. Entretanto, o que faz uma refeição chegar a esse valor?

É possível comer uma refeição dessa em lugares mais em conta no Japão. Entretanto, os melhores restaurantes são bem caros. E não é nada difícil encontrar um lugar em que você terá de pagar mil reais ou mais para conseguir comer.

Conheça aqui a omakase que é uma refeição preparada por um chefe exclusivamente para uma pessoa.

A refeição japonesa feita exclusivamente para você

Omasake pode ser definido como “confio em você”. E é como se o cliente estivesse falando isso para o chefe. E é esse o termo que ele dirá para o chefe do restaurante assim que se sentar ao balcão.

Por sua vez, o chefe do restaurante recebe a confiança do cliente e fará uma refeição exclusiva para ele. Portanto, não há um menu fechado em que alguém escolhe algo e aí o chefe prepara. Tudo é feito a partir do momento que a pessoa chega no restaurante e o chefe faz algo só para ela.

Algo interessante sobre esse tipo de refeição é que ela não poderá ser repetida em outra vez que o cliente for no restaurante. Pois nem mesmo os ingredientes são os mesmos sempre, eles variam de acordo com a época do ano, por exemplo.

Além de ser uma refeição extremamente fresca, como você já deve ter percebido, ela também é muito elegante. E o chefe pode até mesmo mudar de opinião e modificar uma receita enquanto a está fazendo para alguém.

Por ser um chefe somente que cuida do restaurante, muitas vezes o estabelecimento coloca uma restrição de pessoas que podem ser atendidas. Afinal de contas, o chefe precisa de concentração para conseguir agradar a todos.

Mas, não pense que é preciso ir até o Japão para ter um chefe exclusivo fazendo essa refeição para você. Nas grandes cidades do Brasil esse serviço também já está disponível e você pagará um valor bem mais em conta do que se fosse até o Japão para comer.


Leia também:


A história dessa refeição japonesa

 Omakase não é uma tradição secular. Diz-se que se originou em restaurantes de sushi, onde o termo foi popularizado durante a década de 1990.

Antes dos anos 90, os restaurantes de sushi eram muito caros e nem sempre havia uma exclusividade para se comer o sushi. Diante disso, apareceu a necessidade de mercado de servir algo mais único e sofisticado.

De acordo com o site Live Japan, os chefs também gostavam de omakase, pois permitia que eles servissem peixes e outros ingredientes que tinham à mão, sem decepcionar os clientes. E era mais fácil para os clientes simplesmente deixar tudo para seus anfitriões de confiança e continuar suas conversas com amigos e colegas de trabalho, em vez de ter que decidir sobre itens específicos.