Estamos na época do Halloween e do outro lado do mundo – tomando como referência o Brasil – começa o outono, e é nesse momento que há certos espíritos malignos que assombram o Japão nesta época.
Te apresentamos aqui alguns yokai (personagens assustadores do folclore japonês) que provavelmente você nunca ouviu falar.
Espíritos malignos que assombram o Japão na colheita de arroz
Embora a associação entre a colheita de arroz e as raposas possa não ser aparente, um tipo especial de raposa chamado myobu está associado à colheita no Japão, que acontece durante o outono.
Na área de Ouji, em Tóquio, havia a crença de que uma reunião de raposas ocorreria na época da colheita, anunciando um ano próspero pela frente. Sua presença foi anunciada por luzes misteriosas chamadas kitsunebi (fogo literal das raposas) que iluminariam a área.
Além disso, a coloração avermelhada das raposas é semelhante à do arroz recém-maturado; diz-se que suas caudas se assemelham a bainhas de arroz. Nas primeiras comunidades agrícolas, dizia-se que as raposas, especialmente as raposas brancas, eram as mensageiras de uma entidade conhecida como ta-no-kami (Espírito dos campos de arroz), considerada uma divindade agrícola.
Leia também:
- Mogu-chan: a dona de casa japonesa que comeu o menu do McDonalds de uma vez!;
- Polícia japonesa inova e aceitará chamada de vídeo para atender rapidamente às ocorrências;
- Time japonês multado em 800 mil reais porque 60 torcedores se aglomeraram para ver e aplaudir os jogadores.
Jinja Hime
O antigo estudioso japonês Ebian teve uma surpresa certa manhã enquanto estava na área de Hizen, no Japão. Deitado na praia estava uma criatura estranha.
A princípio, ele pensou que fosse algum tipo de cobra marinha, pois tinha um corpo longo e semelhante a uma cobra que se contorcia e enrolava quando ele se aproximava. Em uma inspeção mais próxima, ele virou a cabeça para ele e ele viu que seu rosto era humano, exceto por chifres curvados de aparência perversa crescendo em sua têmpora.
Para sua surpresa, começou a falar com ele sobre a próxima colheita e prometeu a Ebian que se ele reproduzisse sua imagem, as áreas ao redor seriam salvas de dificuldades. Para garantir que o maior número possível de pessoas visse a imagem, Ebian certificou-se de que sua imagem fosse publicada dentro de seu último volume.
Amabi: os espíritos malignos que dão sorte e ao mesmo tempo assombram o Japão
Hoje em dia, ao andar pelas ruas do Japão, você pode ver uma pequena criatura com aparência de sereia em campanhas e encantos de saúde e segurança pública. Esta criatura tem três pernas, um bico e escamas de peixe, muito distantes da bela Ariel ou Madison de Hollywood.
Esta sereia é importante porque prevê uma colheita abundante ou doença. De volta ao Japão antigo, essas eram as duas coisas mais desejadas e temidas. Segundo a lenda, manter uma imagem da criatura garantiria que a primeira fosse mais provável.
Assim, para os japoneses, para que as colheitas nessa época de outono no país não sejam afetadas, é fundamental ter uma imagem desse espírito maligno.
Fonte: Gaijin Pot.