Você sabia que quase todas as ruas do Japão não possuem calçadas? Entenda por quê

As ruas no Japão são bem diferentes de qualquer outra rua pelo planeta. Você já pode ter visto fotos de alguns dos cruzamentos imensos que existem pelo país onde as pessoas obedecem rigorosamente as sinalizações de farol tanto para pedestre como para carros.

banner-loja

Entretanto, nem todas as ruas são assim. E boa parte das ruas pelo país são para abrigar casas. E são nessas ruas que não há calçadas.

Ou seja, podemos afirmar que boa parte das ruas do Japão não possuem um meio fio e uma calçada para que o pedestre possa caminhar. Mas por quê isso ocorre? Isso faz com que os pedestres não possam caminhar pelas ruas com segurança?

Conheça mais aqui sobre essa característica do Japão!

As ruas no Japão e as calçadas

Se você estiver andando por uma rua residencial pelo Japão pode ser que haja uma marca no chão indicando onde você deve estar. Como se fosse uma calçada, mas sem ter o meio fio, somente uma linha delimitando.

Entretanto, em ruas mais desabitadas, essa demarcação é extremamente pequena e não se pode dizer que ali é uma marcação de calçada. Logo, as pessoas precisam andar por onde há espaço, que é na rua mesmo. Mas, por incrível que pareça, as coisas funcionam bem dessa maneira. Afinal de contas, estamos falando de ruas pouco movimentadas.

Se uma rua for muito movimentada ou em frente a uma estação de trem, certamente ela terá uma calçada para proteger os pedestres que passam por ali.

Além disso, algumas dessas ruas são muito estreitas. Assim, só há espaço para passar o carro e a pessoa deve ficar bem ao canto da rua para não ser atropelada. Se houvesse uma calçada por ali, ficaria inviável de haver um fluxo de automóveis.

Por um lado isso pode trazer alguns benefícios para as ruas residenciais do Japão, os carros precisam andar com calma para saberem se alguém não está na rua e acabar provocando um acidente.


Leia também:


Só as ruas do Japão não possuem calçadas?

Se você olhar para as partes antigas das cidades europeias, elas também não têm calçadas. E vale lembrar que a Europa foi um dos exemplos de modernização para o Japão.

Apenas cidades relativamente novas que foram projetadas para trabalhar com carros, e aquelas que tinham estradas largas para permitir carruagens de cavalos, são capazes de realmente colocar calçadas.

As cidades no Japão nunca foram construídas para carruagens de cavalos, então não há espaço.

Cidades mais novas o fazem, assim como aquelas que foram refeitas e divididas novamente após a guerra, já que os bairros foram incendiados. Entretanto, hoje em dia isso raramente irá acontecer.

Além disso, mesmo com essa questão da falta de calçada e muitas casas tendo pequenas ou nenhuma garagem, comprar um bom terreno no Japão é extremamente caro.

Receba GRÁTIS notícias do Japão