5 ingredientes para fazer receitas japonesas incríveis e que estão disponíveis no Brasil!

Fazer receitas japonesa pode ser um empecilho para muitas pessoas. Afinal de contas, sempre se imagina que serão necessários diversos itens que só estariam disponíveis no país. Entretanto, se você tive somente esses 5 ingredientes em sua casa, certamente já poderá começar a fazer pratos japoneses incríveis.

Além disso, muitos deles são utilizados como temperos, ou seja, você poderá começar a criar algumas receitas e dar a elas um toque japonês.

Esses ingredientes podem ser encontrados em mercearias japoneses ou até mesmo em alguns mercados nos grandes centros urbanos. Caso não tenha uma mercearia de produtos orientais na sua cidade, não deixe de pesquisar na internet, pois certamente há alguém vendendo esses produtos.

Para receitas japonesas, sempre tenha um missô na geladeira

O missô é uma pasta de soja fermentada e já existem empresas brasileiras que o fazem. Ou seja, você não precisa trazer do Japão essa pasta.

Feito de soja e arroz ou cevada, esses ingredientes são moídos, o sal é adicionado e a pasta é deixada fermentar até que a pasta adquira um sabor salgado e profundamente salgado. A maneira mais fácil para um novato escolher um é pela cor. As três cores proeminentes da pasta de missô são pasta de missô branca (shiro) , pasta de missô amarela (tanshoku) e pasta de missô vermelha (aka).

Qual a diferença entre elas? A quantia de sal, sendo que a branca tem uma menor quantidade, e a vermelha, uma maior.

Você pode usar pasta de missô para fazer sopa de missô, um clássico da comida japonesa. Mas eu encorajo você a usar pasta de missô sempre que quiser aumentar o umami em qualquer prato que estiver fazendo.

Para acompanhar sua receita, tenha um arroz de grão curto

O arroz de grão curto é o arroz mais consumido no Japão. Ao contrário das variedades de arroz de grão longo ou médio, o arroz de grão curto é um pouco mais pegajoso.

Você consegue encontrar esse arroz em algumas mercearias japonesas e em alguns grandes mercados.

Dê um toque especial às suas receitas japonesas com flocos de bonito

Os flocos de Bonito, ou katsuobushi , são feitos de atum gaiado. O peixe é limpo, seco, defumado e depois cortado em lascas muito finas. Se você polvilhá-los sobre comida quente, os flocos tremerão e dançarão à medida que reagem ao calor. Essa é uma imagem linda, parece que a comida está viva.

Eles podem ser usados ​​de várias maneiras: como tempero, dentro de um prato ou como cobertura. Os flocos de Bonito são um dos principais temperos do caldo dashi, um caldo saboroso usado para dar sabor a muitos pratos da culinária japonesa.


Leia também:


Mais mais sabor, use uma alga marinha especial

De tudo nesta lista, o kombu (alga marinha) é o ingrediente que provavelmente é o menos versátil. Este tipo de alga é famosa por sua essência umami. É um ingrediente chave no caldo dashi, o equivalente japonês do caldo de galinha.

Um sabor extra às suas receitas com Mirin e Saquê

Mirin, um vinho de arroz adoçado, é muito usado na culinária japonesa em molhos e geralmente ao lado de saquê. 

Existe um saquê para cozinha, esse é fortificado com sal para ajudar a preservar o saquê e dar tempero extra aos seus pratos. Não deve ser servido como bebida alcoólica. A maior preocupação é quanto sal você adiciona ao seu prato final. Se isso o preocupa, atenha-se ao saquê regular e tempere como quiser.

Fonte: Gaijin Pot.

Receba GRÁTIS notícias do Japão