A sabedoria japonesa é apreciada no mundo inteiro. Há diversos pontos que essa sabedoria aborda de uma maneira ao mesmo tempo afetiva, como também mais racional.
Ou seja, há muito nessa sabedoria em que se aprende até mesmo diante das coisas não tão boas. Dessa maneira, como os japoneses assimilam uma derrota? Obviamente que nem todos os japoneses assimilam bem as derrotas, mas há um conhecimento que existe que vangloria a todos que tentam chegar a algum lugar.
Assim, veja aqui um pouco mais de como podemos aprender com os japoneses a como assimilar uma derrota e toda a tristeza que ela nos traz.
A sabedoria japonesa e a derrota
No Japão há muita cobrança para que as pessoas sejam bem-sucedidas. Não à toa, muitas pessoas acabam até mesmo se matando quando não conseguem alcançar tudo o que se esperava dela.
Curiosamente, nos esportes, por exemplo, o Japão consegue lidar com as derrotas de outra maneira. Obviamente que há sim a cobrança e muitas vezes ela é muito exagerada, mas também há o reconhecimento da força que a pessoa fez para tentar alcançar algo.
Dessa maneira, para os japoneses interessa muito que as pessoas se esforcem ao máximo para que, mesmo se saiam derrotadas, elas consigam se orgulhar da trajetória que elas fizeram.
Assim, podemos ver cenas na Copa do Mundo de 2022, quando o Japão jogou muito bem e derrotou as seleções da Espanha e da Alemanha, além de ter classificado em primeiro no seu grupo. Mas, acabou caindo nas oitavas de finais nos pênaltis contra a Croácia.
Mas, quando os jogadores retornaram para o país, foram recebidos como heróis. Pois o povo japonês sabiam que eles tinham dado tudo de si, mesmo não tendo conseguido avançar na competição.
Mais do que achar os culpados, os japoneses também sabem reconhecer o esforço que foi feito.
Leia também:
- Técnico japonês se curvou para a torcida após a eliminação na Copa: qual o significado?;
- Polícia japonesa inova e aceitará chamada de vídeo para atender rapidamente às ocorrências;
- Time japonês multado em 800 mil reais porque 60 torcedores se aglomeraram para ver e aplaudir os jogadores.
Provérbios da sabedoria japonesa para a derrota
No Japão existem vários provérbio que demonstram muito tanto sobre a cultura do país, como sobre a sabedoria antiga, influenciada bastante pelo budismo.
Assim, trazemos dois desses provérbios que podem nos ensinar muito a como assimilar uma terrível derrota.
“Nunca te orgulhes de ter vencido um adversário. Aquele que venceste hoje poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância.” escrito por Jigoro Kano
Esse é um importante provérbio para que nunca nos achemos melhor do que nossos adversários. Afinal de contas, eles sempre podem treinar mais do que nós mesmos e nos superar. Nunca se achar melhor do que o outro é fundamental para a sabedoria japonesa.
Outro famoso provérbio japonês de qual não se sabe a autoria: “Pouco se aprende com a vitória, mas muito com a derrota.”
Assim, assimilar as derrotas, por mais difíceis que sejam, é fundamental para aprender com os erros e entender como o adversário também foi mais competente.