Os budas ferozes no Japão são muito venerados e respeitados pelo povo japonês.
Entretanto, normalmente, quando falamos de buda, sempre temos a imagem de alguém que é muito pacífico e sábio. A sabedoria também se aplica a esses budas ferozes, entretanto, eles não possuem uma imagem de muitos amigos. Ao contrário, sempre parecem muito nervosos e prontos para colocarem fogo em alguém.
Mas, não podemos dizer que eles são maus, mas sim que eles são diferentes e com outras missões.
Assim, eles devem proteger aqueles que são seguidores do budismo e espantar o mal.
Confira mais aqui sobre os budas ferozes do Japão e como eles podem te ajudar.
Os 5 budas ferozes do Japão
Os Myō-ō (明王) são divindades guerreiras e coléricas que representam o poder do budismo para superar as paixões.
Além disso, cinco dos Myō-ō são emanações dos Cinco Budas da Sabedoria.
Eles foram introduzidos no Japão ainda no século IX pelas seitas japonesas Shingon e Tendai do budismo esotérico (Mikkyō 密教), os Myō-ō eram originalmente divindades hindus que mais tarde foram adotadas no panteão do budismo esotérico para vencer o desejo cego.
Dessa maneira, os ensinamentos do Budismo Esotérico são místicos e difíceis de entender, e requerem um alto nível de devoção e austeridade para serem dominados.
Práticas rituais elaboradas e secretas (usando mantras, mudras e mandalas) são usadas para ajudar a desenvolver e realizar a sabedoria eterna do Buda. Esta forma de budismo não é ensinada ao público em geral, mas é confinada principalmente aos crentes budistas, sacerdotes e aqueles que estão no caminho da iluminação.
Leia também:
- Técnico japonês se curvou para a torcida após a eliminação na Copa: qual o significado?;
- Polícia japonesa inova e aceitará chamada de vídeo para atender rapidamente às ocorrências;
- Time japonês multado em 800 mil reais porque 60 torcedores se aglomeraram para ver e aplaudir os jogadores.
Os budas ferozes do Japão te protegem
As imagens do Myō-ō são ferozes e ameaçadoras, pois suas posturas ameaçadoras e expressões faciais são projetadas para subjugar os maus espíritos e converter os descrentes.
Eles são frequentemente representados envoltos em chamas, que de acordo com a tradição budista, representa a purificação da mente pela queima de todos os desejos materiais ou o consumo de todas as paixões.
Além disso, eles carregam armas cruéis para proteger os crentes e subjugar o mal.
Entre as esculturas de Myō-ō, o Godai Myō-ō (o agrupamento chamado de “Cinco Grandes Reis”) é o mais prevalente; entre os Myō-ō individuais, o mais amplamente venerado no Japão é Fudō (literalmente imóvel, firme). Este grupo de cinco serve ao Nyorai. Outro grupo de oito serve ao Bosatsu e é chamado de Hachidai Myō-ō 八大明王. Para obter mais detalhes sobre os oito, consulte o Dicionário Digital do Budismo (faça login com o nome de usuário = convidado).
Fudō Myoo é também a principal figura invocada no ritual do fogo, ou goma, um elemento central de Shingon, que é realizado para destruir energias negativas e trazer benefícios aos indivíduos, ao reino e a todos os seres sencientes. O goma é freqüentemente praticado em templos budistas até hoje.