Você pode considerar que a derrota dos jogadores japoneses para os croatas nos pênaltis foi uma vergonha. Afinal de contas, o Japão conseguiu errar três cobranças, tornando o caminho da Croácia bem mais simples na etapa final.
Após o Japão ter lutado firmemente durante a Copa, derrotando seleções favoritas, como Espanha e Alemanha, a derrota veio de um jeito amargo.
Porém, para os japoneses não há o que reclamar. Afinal de contas, mesmo diante de suas limitações técnicas os jogadores deram tudo o que podiam. E isso se refletiu naquelas mágicas vitórias que fizeram até mesmo o Japão se classificar em primeiro em sua chave.
Vale ressaltar que o Japão caiu diante da atual vice campeã mundial. Essa é uma verdadeira prova de que o Japão sabe sim jogar futebol e que não se trataou de uma zebra, mas sim de competência ter passado em primeiro e feito ótimos jogos.
Confira aqui como foi o retorno dos jogadores para o país.
A recepção dos jogadores japoneses ao voltarem para casa
O técnico do Samurai Blue, Hajime Moriyasu, e o capitão Maya Yoshida, ao lado de outros jogadores, como Ritsu Doan e Junya Ito, foram recebidos por uma grande multidão no aeroporto de Narita, perto de Tóquio.
Vale lembrar ainda que o técnico Hajime Moriyasu já havia surpreendido ao mundo ao fazer a tradicional reverência japonesa para a torcida, demonstrando alto respeito por todos que foram ao Catar para ver a seleção e também como um certo pedido de desculpas por não terem conseguido avançar mais na competição.
Logo depois da chegada, o técnico japonês ainda concedeu uma entrevista.
“Com habilidades individuais e esforço de equipe, nossos jogadores provaram que podemos ser competitivos no cenário global”, disse Moriyasu em entrevista coletiva em um hotel próximo.
“Conseguimos derrotar os antigos campeões da Copa do Mundo com o apoio do povo no Japão. Passamos da ‘Tragédia de Doha’ para o ‘Deleite de Doha'”, disse ele.
Leia também:
- O outro lado da culinária japonesa: frango frito com milkshake;
- Polícia japonesa inova e aceitará chamada de vídeo para atender rapidamente às ocorrências;
- Time japonês multado em 800 mil reais porque 60 torcedores se aglomeraram para ver e aplaudir os jogadores.
O técnico japonês estava se referindo ao ano de 1993. Na época, o Japão estava em Doha a poucos minutos de garantir sua primeira vaga na Copa do Mundo. Em vez disso, eles foram eliminados por um empate iraquiano tardio em um jogo que os torcedores atônitos do Japão ainda lembram como a Tragédia de Doha.
Desta vez, o Japão avançou para as oitavas de final em Copas do Mundo consecutivas pela primeira vez, mas não conseguiu atingir sua meta de chegar às quartas de final. Um empate em 1 a 1 com a Croácia foi seguido por uma disputa de pênaltis que eliminou o Samurai Blue.
Questionado sobre qual cena da Copa do Mundo o impressionou mais, Moriyasu disse: “Depois do jogo contra a Croácia, lembro-me dos rostos chocados de nossos jogadores, alguns deles chorando, mostrando sua frustração. Eles me fizeram pensar que o Japão um dia irá além das oitavas de final.”
Fonte: Kyodo News.