O salmão japonês é maravilhoso e vem de um lugar surpreendente

O salmão japonês faz com que qualquer um que aprecie sushi tenha uma experiência única ao saboreá-lo. Entretanto, por mais que o chamemos de salmão japonês, ele normalmente não viveu em águas japonesas.

Com o aumento da população e também das áreas poluídas e utilizadas para alguma forma de exploração, o Japão não é mais autossuficiente na produção de peixes, como já foi há muitos anos.

Hoje em dia esses peixes são importados. E, se estiver passando para ela cabeça que eles saem da América do Sul, mais especificamente do Chile, saiba que está errado. Os peixes do Japão vêm da Noruega!

Conheça aqui porque o salmão produzido nesse país nórdico é o favorito dos japoneses e porque ele sempre vai deixar o sushi com um sabor especial.

O salmão japonês da Noruega

Por mais surpreendente que pareça, em meados da década de 1980, os noruegueses convenceram os japoneses de que o sushi de salmão seria uma boa ideia. E, hoje em dia, em qualquer restaurante japonês, não somente localizado no Japão, com no mundo, você poderá encontrar essa iguaria. 

Assim, foi somente nas últimas décadas que esse sushi passou a ser consumido com frequência no país.

Antigamente, os japoneses não pensavam no salmão como sushi. Assim começou uma campanha ambiciosa na Noruega, criada por um grupo de exportadores de pescado com um grande objetivo. Além disso, o produto deles também era conhecido pela sua qualidade e como o melhor salmão do mundo. 


Leia também:


O salmão japonês e sua relação com a Noruega

Agora que você sabe que o salmão japonês feito no Japão praticamente não existe, vamos ver como ele chegou até lá.

O Japão na década de 1970 era consideravelmente diferente do que é hoje. Quando se tratava de frutos do mar, o país era totalmente autossuficiente na época, produzindo o suficiente para alimentar toda a população sem a necessidade de importações. 

Entretanto, no caso de sushis, normalmente as pessoas consumiam o dourado ou o atum.

Enquanto isso, em todo o mundo, a Noruega tinha um excedente de salmão e um mercado muito pequeno para vendê-lo. Olhando para o leste, eles estão de olho no Japão, um país que ama tanto o peixe cru que está disposto a pagar cinco vezes mais pelo preço do sushi. 

Vou a partir daí que se deu início uma forte campanha de marketing para que o Japão começasse a consumir o peixe.

Depois que a indústria introduziu o sushi de salmão cru no mercado japonês, as coisas começaram a andar. O salmão cru ganhou popularidade entre os chefs japoneses com seu orvalho, textura macia e gordura saborosa.

E, uma coisa é fato, o salmão da Noruega possui bastante gordura o que traz para ele uma ótima textura.Em pouco tempo, o povo japonês pegou e começou a exigir salmão norueguês em restaurantes de sushi em todo o país. O salmão norueguês tornou-se popular em todos os lugares desde então, desde comida de rua japonesa até restaurantes requintados!

E é isso mesmo, se não fosse a Noruega, certamente você não comeria o seu amado sushi de salmão!