Para idosos no Japão: 80 é o novo 50!

Os idosos no Japão conseguem desfrutar de uma ótima qualidade de vida. Assim quando eles chegam aos 80 anos, não são meros vovôs que já estão fatigados e com inúmeros problemas de saúde, ao contrário ainda se mantém ativos.

Diante disso, um grupo de idosos japoneses que joga futebol, passou a revelar que ter 80 anos hoje no país, é como  ter os 50 anos há alguns anos.

Confira mais sobre o que isso significa aqui.

Idosos no Japão

Antigamente (e isso nem é tão antigamente assim), quando uma pessoa chegava aos seus 50 ou 60 anos, ela já era considerada muito velha e já seria algo como “já viveu bastante”. Mas, hoje em dia, em muitos lugares do mundo, as pessoas com essas idades estão a pleno vapor e produzindo bastante. Em muitos lugares, com 50, 60 ou 70 anos, as pessoas estão ativas no mercado de trabalho.

No Japão essa situação é muito comum e já não é mais possível dizer que ter 50 anos possui o mesmo peso social do que era ter 50 anos a 100 atrás.

E isso ficou escancarado com um time de futebol do país que é constituído somente por idosos acima de 80 anos!

Um desses jogadores é Mutsuhiko Nomura que já foi jogador profissional. Atualmente com 83 anos, ele contou: “Quando eu era criança, homens na faixa dos 50 e 60 anos eram considerados ‘vovôs'”, disse Nomura, que já é membro de várias equipes amadoras, após um jogo-treino de pré-temporada em fevereiro de 2023. “E agora, todos nós ainda estamos nisso em nossos 80 anos.

Nomura joga por uma liga de futebol de Tóquio exclusiva para quem está acima de 80 anos. E o jogador mais velho possui 93 anos!

Apesar de uma série de dificuldades que encontram para jogar, do cansaço que chega mais rápido e de já não desempenharem o mesmo futebol, o jogo se tornou um meio de confraternização. E essa confraternização reúne também os familiares dos idosos que sempre vão assistir aos jogos.


Leia também:


Idosos no Japão e a expectativa de vida

À medida que a expectativa de vida média do Japão aumenta, as pessoas com 65 anos ou mais formam quase um terço de sua população de 126 milhões, com a expectativa de vida, agora em 85 anos, classificando-se entre as mais altas do mundo. No Brasil, por exemplo, a expectativa de vida é de 77 anos de acordo com dados de 2021.

Vale ressaltar ainda, que estamos falando de uma expectativa, mas espera-se que uma pessoa de hábitos saudáveis no Japão chegue a muito mais anos de vida com certa facilidade.

Isso também trouxe mudanças sociais: cerca de um quinto das pessoas com mais de 70 anos estão empregadas, e o governo incentiva os aposentados a começarem a cobrar por suas aposentadorias mais tarde, mantendo a promessa de pagamentos diferidos maiores.

E em todos os lugares do país também há uma série de sinalizações em respeito aos idosos.

Fonte: Mainichi.