10 superstições japonesas assustadoras que você precisa conhecer

As 10 superstições japonesas (e lendas urbanas) assustadoras que você não pode ignorar

O Japão é um país rico em superstições, conhecido por sua relação com o sobrenatural e o oculto. Se você é fã de filmes ou animes japoneses, provavelmente já ouviu falar de algumas dessas histórias. Neste artigo, vamos explorar 10 superstições japonesas assustadoras que vão te surpreender e ensinar como se proteger dos espíritos malignos.

1. Não corte as unhas à noite

Antigamente, não havia eletricidade para iluminar as ruas ou casas à noite. As pessoas acreditavam que os espíritos malignos, chamados de akuryou (悪霊/あくりょう), surgiam ao anoitecer.

Cortadores de unhas e outros instrumentos cortantes possuíam poder espiritual, conhecido como reiryoku (霊力/れいりょく), e eram capazes de afastar o mal.

Porém, ao usar esses objetos à noite, acreditava-se que os espíritos malignos poderiam entrar pelas aberturas criadas nos cortes. Embora essa crença não seja tão popular atualmente, talvez seja uma boa ideia manter as luzes acesas ao cortar as unhas.

2. Esconda os polegares perto de carros funerários

No Japão, o polegar é chamado de oyayubi (親指/おやゆび), que significa “dedo dos pais”. Acredita-se que os espíritos dos mortos, vingativos ou não, rondam os carros funerários.

Se você não esconder os polegares quando uma procissão fúnebre passar, os espíritos podem entrar no seu corpo pelas unhas. Algumas pessoas também escondem os dedos ao passar por cemitérios ou funerais.

3. Não assobie à noite

No passado, os assobios eram usados por criminosos para se comunicarem entre si. Um “ladrão noturno” tem sua própria palavra em japonês: yatou (夜盗/やとう). Por essa associação, acredita-se que assobiar à noite atrairia criminosos ou até mesmo cobras para dentro de casa.

4. Números e datas de azar

Número 4 no elevador

Assim como a sexta-feira 13, os japoneses acreditam que em determinadas idades da vida, as pessoas passam por períodos de azar, chamados de yakudoshi (厄年/やくどし).

Para homens, as idades de azar são 25, 42 e 61, enquanto para mulheres são 19, 33 e 37. Muitos japoneses realizam rituais de purificação, chamados de yakubarai (厄払い/やくばらい), para afastar o azar durante esses anos.

Além disso, os números 4 e 9 também são considerados azarados, pois soam como “morte” (shi, 四/し) e “sofrimento” (ku, 九/く) em japonês, respectivamente.

5. Hanako-san

Hanako-san é uma lenda urbana japonesa que conta a história de uma menina fantasma que assombra banheiros escolares. Ela é geralmente encontrada no terceiro box do banheiro feminino.

Se você bater na porta três vezes e perguntar “Hanako-san, está aí?”, ela pode responder e, às vezes, até mesmo aparecer. Muitas crianças japonesas desafiam umas às outras a invocar Hanako-san, mas poucos têm coragem de fazê-lo.

6. Kuchisake-onna, a mulher de boca cortada

Kuchisake-onna é uma mulher com a boca cortada de orelha a orelha, geralmente escondida por uma máscara cirúrgica. Dizem que ela aborda pessoas à noite e pergunta “Eu sou bonita?”.

Se a pessoa responde “não”, ela os mata, e se a resposta for “sim”, ela remove a máscara e faz a mesma pergunta novamente. Responder “sim” novamente levará a Kuchisake-onna a cortar a boca da vítima de maneira semelhante à sua.

7. Sino do templo

Muitos templos no Japão possuem grandes sinos que são tocados pelos visitantes para afastar os maus espíritos e purificar a mente. Não importa qual seja sua religião, você pode aproveitar essa oportunidade para tocar o sino e se proteger.

8. Coloque sal na soleira da porta

O sal é um símbolo de purificação no Japão. Para proteger sua casa de espíritos malignos, coloque uma pequena quantidade de sal em um prato e coloque-o na entrada de sua casa.

9. Não ande no meio da rua à noite

Acredita-se que caminhar no meio da rua à noite atrai espíritos malignos. Para se proteger, tente sempre andar perto das laterais das ruas e evitar áreas mal iluminadas.

10. Leve um amuleto de proteção

Amuletos de proteção, conhecidos como omamori (お守り), podem ser adquiridos em templos e santuários japoneses. Eles são usados para proteger contra o mal, doenças e má sorte.

Agora que você conhece essas 10 superstições japonesas assustadoras, esteja sempre alerta e siga as dicas para se proteger dos espíritos malignos e do azar. Boa sorte!