O jogo mudou: primeira prisão de youtuber por gameplay no Japão

No dia 19 de maio de 2023, um fato inédito ocorreu: a polícia japonesa realizou a primeira prisão de um YouTuber por fazer upload de vídeos de gameplay.

Isso pode surpreender muitos, pois essa prática é bastante comum na plataforma. Todavia, a situação de Shinobu Yoshida, residente de 52 anos de Nagoya, foi um pouco diferente.

O incidente com Steins;Gate

Yoshida foi preso por enviar para o YouTube três vídeos de gameplay do jogo “Steins;Gate: My Darling’s Embrace”. Lançado em 2013 e recentemente portado para Nintendo Switch, PlayStation 4 da Sony e Windows em 2019, o jogo tem como enredo a possibilidade de enviar mensagens para o passado para melhorar o presente e o futuro. Ironia do destino, essa é provavelmente uma habilidade que Yoshida desejaria ter agora.


Leia também


Yoshida não apenas enviou vídeos do gameplay, mas também vídeos da adaptação do anime de Steins;Gate e do anime Spy x Family. Estes não eram episódios completos, mas versões condensadas, ou “fast content”, e vídeos de “netabare”, que mostram o final de uma obra publicada. Além disso, o YouTuber monetizou seus vídeos, coletando receita de anúncios.

A questão central aqui é que Steins;Gate é uma “visual novel”. Como o nome sugere, seu “gameplay” é principalmente baseado em leitura, com poucas entradas ou ações necessárias do jogador. Por isso, assistir a um vídeo do gameplay pode ser considerado um substituto para jogar (e comprar) o jogo em si.

Gostou do artigo? Receba GRÁTIS nossas notícias em seu WhatsApp > ENTRAR NO GRUPO

Yoshida admitiu as acusações, dizendo: “Eu sabia que era ilegal, mesmo enquanto estava fazendo isso.” Este caso estabeleceu um precedente no Japão, ressaltando a importância de se obter permissão dos detentores dos direitos autorais antes de usar vídeos de gameplay.

Fonte: Japan Today