Estude no Japão com tudo pago: inscrições abertas para Bolsas MEXT

As Bolsas MEXT são concedidas pelo governo japonês para que algumas pessoas possam ir para o Japão estudar. São ofertadas desde vagas para pesquisas, como também para fazer faculdade, escola técnica e cursos profissionalizantes.

Além disso, também há treinamento direcionado para professores da cultura e da língua japonesa.

Essa é uma grande oportunidade para conhecer o país e não ter de pagar nada! O valor da bolsa é de uma quantia suficiente para que qualquer um possa viver no país com tranquilidade. Além disso, por algumas bolsas serem mais longas, alguns estudantes até mesmo conseguem fazer uma reserva para virem visitar o Brasil.

Se você tem interesse em ir para o Japão, conheça aqui um pouco mais sobre essa bolsa!

O que são das bolsas MEXT?

MEXT é a abreviação de Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão

No caso das bolsas, elas são concedidas por esse ministério e são separadas em seis modalidades. É fundamental seguir todas as exigências para ter maior chance de aprovação. O consulado japonês é muito rigoroso e qualquer inconsistência que eles localizem pode desclassificar um candidato.

Por isso, antes de mais nada, é preciso conhecer bastante cada uma dessas categorias para saber em qual delas você se encaixa melhor. Conheça aqui quais são as modalidades:

Em cada época do ano são abertas inscrições para determinadas categorias. Atualmente, estão com inscrições abertas:

Essas bolsas possuem o prazo de duração de 1 ano e a provável data de embarque é em setembro ou outubro de 2021.

Entre os benefícios está um auxílio mensal de 117 mil ienes, além da isenção das taxas escolares. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Consulado Japonês no Brasil.

Leia também o edital para saber exatamente quais são os pré-requisitos para as bolsas que estão com vagas abertas. Ou já se prepare para quando as outras categorias abrirem.

Para saber mais, não deixe de acessar o site do Consulado do Japão no Brasil e assistir a esse vídeo sobre como funcionam as bolsas MEXT.


Leia também:


Preciso ser descendente para concorrer a uma das bolsas MEXT?

Não é necessário ser descendente de japoneses para concorrer a boa parte das bolsas. Só há uma categoria de bolsa que é destinada para descendentes de japoneses.

No caso é a de  Cultura e Língua Japonesa. Além de ser descendente e estar entre o segundo ano e penúltimo ano da gradução, também é preciso saber japonês, já que as aulas são na universidade e lecionadas em japonês.

Mas, para essa modalidade Cultura e Língua Japonesa, também há a possibilidade de se inscrever mesmo quem não é. Basta apenas estar fazendo faculdade de letras.

E, mesmo que uma categoria para não descendentes não esteja aberta, basta apenas você esperar e já ir se preparando para concorrer. Não deixe de ler o edital para saber todos os requisitos necessários para ser aprovado!

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link