Ichiju sansai: uma sopa, três pratos. A maneira tradicional de apreciar a comida japonesa

Ichiju sansai é uma maneira de compor os pratos da comida japonesa para serem servidos. Diferentemente do que acontece em outras culinárias, no Japão é muito respeitado o que deve se por em cada tijela e os itens tradicionais de uma refeição. Não se trata simplesmente de por tudo em um mesmo prato e comer.

Apesar desse estilo de alimentação muitas vezes acabar cedendo espaço para os fast-foods ou algum outro tipo de comida rápida, ele é tradicional do país. Além disso, é muito apreciado pelos japoneses, mas como nem sempre há tempo para se apreciar uma refeição dessas como ela merece, cada vez menos está no dia a dia deles.

O ichiju sansai

Os pratos japoneses mundialmente famosos, como sushi, yakiniku, rámen e sukiyaki, não são servidos com frequência na mesa de jantar das famílias japonesas comuns. Muita vezes eles são consumidos só em ocasiões especiais e não são tão baratos. Para encontrar comida caseira mais típica, precisamos examinar um tipo de cozinha japonesa conhecida como ichiju sansai.

Para compor essa refeição necessariamente precisamos de gohan (o arroz japonês) e também a sopa de missô, o missôshiru. Na verdade, esses dois itens são praticamente indispensáveis em qualquer casa japonesa. Além disso, também deve ter uma porção pequena de picles de legumes. Os japoneses amam picles.

Em seguida, devem ser adicionados os outros pratos, que devem ser servidos em porções pequenas.

A principal característica que deve ser respeitada é que não deve existir conflitos entre os ingredientes e os métodos de cozimento que foram utilizados.

Por exemplo, os pratos principais devem ser ricos em proteínas para se ter uma alimentação balanceada, como peixe e tofu. Já os acompanhamentos possuem outros nutrientes essenciais para o corpo humano, como leguminosas, cogumelos, algas, ou seja, itens que possuem fibras e outros nutrientes.

Na sopa também é possível adicionar um ou outro ingrediente para variar um pouco o sabor.

Dessa maneira, vemos que nesse tipo de alimentação japonesa é fundamental ter um equilíbrio entre tudo. É isso que a torna tão saborosa e saudável. E vale a pena ser apreciada com calma para sentir todos os seus sabores.


Leia também


Os benefícios do ichiju sansai

Um dos motivos para os japoneses amarem o ichiju-sansai, é que além de saudável, ele é muito saboroso. Por sempre ter um menu com alguns itens fixos, sempre há uma determinada quantidade de nutrientes que necessariamente estarão presentes.

Por exemplo há o arroz com hidratos de carbono para dar energia. Bem como a obrigatoriedade de ter uma sopa que auxilia na hidratação, enquanto a nutrição dos outros pratos que acompanham equilibra tudo.

Assim, com a mistura de muitos alimentos nutritivos no estômago, sua digestão e ingestão melhoram. Isso faz também com que o excesso de gordura, sal e açúcar consumidos em outros momentos do dia sejam descartados com maior facilidade pelo seu organismo, já que você não estará aumentando consideravelmente o estoque deles dentro de você. 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link