A comida falsa no Japão possui inúmeras utilidades no país. Uma das principais é mostrar para os estrangeiros como será um rpato que ele pensa em pedir.
Porém, muitas pessoas até mesmo acham que essas comida em exposição são reais. Afinal de contas, ela são feitas com tanto cuidado e com tantos detalhes, que chegam a dar água na boca. Conheça mais um pouco sobre elas.
A comida falsa no Japão
No Japão, se a comida parecer muito boa, pode nem ser real!
Conhecido por sua atenção aos detalhes, o Japão é o lar da “comida falsa”. A réplica de comida é muito utilizada por restaurantes e barracas para dar uma ideia visual de como é a comida. E parece que os estrangeiros estão gostando mais do que os próprios japoneses!
Afinal de contas, é uma ótima saída para quem desconhece os alfabetos japoneses.
Além disso, as comidas são extremamente intrigantes, pois, elas podem até mesmo desafiar a gravidade. Os hashi estão sempre flutuando quando se trata de um rámen, por exemplo. . Embora as pessoas saibam que não é real, elas não podem deixar de se maravilhar com a aparência dessas réplicas.
Essas réplicas também são uma ótima propaganda de um estabelecimento. Muitas pessoas vão a algum restaurante somente porque elas estão expostas nas vitrines.
Mas, não pense que essas réplicas facilitam somente para os estrangeiros. Até mesmo alguns dos próprios habitantes locais lutam com o nome da comida, eles não conseguem pelo nome do prato e essas réplicas economizam tempo para eles.
Leia também
- Comida de samurai enlatada! Uma refeição japonesa dos antigos guerreiros para comer na modernidade;
- Conheça 4 comidas estrangeiras reinterpretadas no Japão. Será que ficaram melhores?;
- Você sabe a diferença entre um samurai e um ninja? Aprenda aqui.
Algumas pessoas gostaram do fato de que os artesãos japoneses podiam até fazer algo como rámen e com detalhes minúsculos em uma comida, como as cebolinhas (negi, ネ ギ) em cima dele. Alguns desses artesãos podem até fazer coisas como kakigoori (gelo raspado com calda).
Mas, a melhor coisa sobre comida falsa é que você não precisa de comida de verdade para ser usada como exibição. Isso seria um desperdício demais.
E isso não poderia ser diferente em uma país que é conhecido por sua atenção aos detalhes. Nada escapa deles. Assim, não é de se surpreender que os japoneses gastam muita energia na criação de produtos de alto valor e qualidade.
Você pode estar se perguntando, mas onde é possível ver essas comidas falsas no Japão? Praticamente em todos os lugares. Basta andar pelas ruas que algum restaurante terá esses pratos em uma vitrine.
Até mesmo nos restaurantes do aeroporto é possível ver alguns desses pratos falsos.
Fazer essas comidas não é algo simples, e nem mesmo barato. Os artesãos que preparam essas comidas possuem muita experiência e alguns deles até mesmo fornecem cursos para quem quer entrar nesse ramo de trabalho.
Assim, as comidas falsas já fazem parte da cultura japonesa e dificilmente perderão sua utilidade.
Fonte: YoucoJapan.