Apresentação dos pratos no Japão é fundamental e ajuda até no emagrecimento

Quando o assunto é apresentação de pratos no Japão, vemos verdadeiras obras de arte. De caixas de bentô com personagens super kawaii (fofos) a luxuosos pratos de sushi que custam milhares de ienes. O kaiseki, que é uma típica refeição japonesa, tem um cuidado com toda a apresentação.

Assim, é seguro dizer que os japoneses dão grande importância à aparência.

No entanto, muitas pessoas podem estar achando que isso é besteira, afinal de contas, essa é uma atividade que leva um tempo. Já pensou em todo prato que for comer e fizer em casa tiver de pensar como ele pode ser melhor montado? Pois é, mas para os japoneses isso não é um fardo, mas algo que pode fazer parte da própria rotina de alguns.

Além disso, ao que parece, alocar uma pequena parte de nosso precioso tempo para apresentar os alimentos de uma forma atraente traz benefícios surpreendentes. E esse também é um dos motivos para os japoneses terem uma boa saúde e serem magros em sua maioria.

Apresentação dos pratos no Japão

Se você já comeu comida japonesa, já deve ter percebido que sempre há uma apresentação visual. E esse é um ingrediente absolutamente essencial. Assim, a parte visual já faz parte da experiência de uma refeição como também o o sabor real da comida.

Quando os chefs japoneses preparam sua comida, todos os aspectos, desde o arranjo no prato, até a guarnição em cima, são cuidadosamente escolhidos. Assim, como, em muitos casos, uma mãe também pensa nessa experiência quando prepara o bentô – marmita – de seu filho.

Muitas pessoas no país também fazem isso com suas comidas do dia a dia. Mas, por mais que muitas não o façam, os japoneses já possuem um maior cuidado com isso do que muitas outras outras nacionalidades.

Portanto, você nunca verá um prato japonês sobrecarregado de comida e sempre encontrará uma mistura de cores, padrões e texturas interessantes.

Em muitos pratos há até mesmo o cuidado em fazer verdadeiras esculturas com os legumes. Isso tudo faz com que até mesmo dê mais vontade de saborear um determinado prato. Ou seja, já está até mesmo agindo no sabor, por mais que seja de maneira inconsciente.


Leia também:


Como a apresentação dos pratos no Japão ajuda a manter o peso?

Como destacou o site Savy Tokyo, quando se trata de comer com atenção, ver nossa comida é muito importante. Um exercício simples envolve olhar profundamente para um objeto, neste caso, a comida à nossa frente, e trabalhar de trás para a sua “origem” – levando em consideração os vários fatores ou ingredientes que permitiram que ele fosse exatamente o que é naquele momento preciso.

Olhar para um prato bonito e apresentado de forma criativa é muito mais fácil do que dissecar visualmente um prato desleixado.

Assim, podemos entender que esse cuidado no Japão faz com que as pessoas tenham uma outra conexão com o alimento que não somente comer para continuar a existir.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link