O câncer no Japão é muito presente, muito mais do que em boa parte do mundo. E pesquisadores sempre ficam intrigados com isso. Afinal de contas, o país possui hábitos saudáveis. Entretanto, há um alto índice de desenvolvimento de câncer principalmente no pâncreas.
Confira aqui algumas informações que podem ajudar a esclarecer os motivos.
O câncer no Japão
O Japão tem um índice altíssimo de pessoas com câncer de pâncreas.
Além disso, um pesquisador epidemiologista da GlobalData prevê que essa carga de câncer continuará a aumentar no Japão nos próximos anos, apesar da diminuição da população japonesa. Ou seja, mais pessoas irão ter esses tumores que podem ser fatais.
Os epidemiologistas da GlobalData preveem um aumento nos casos incidentes diagnosticados de câncer de pâncreas no Japão de 42.000 casos em 2019 para 48.000 casos em 2029, a uma taxa de crescimento anual (AGR) de 1,50%.
Assim, é possível afirmar que a incidência de câncer de pâncreas no Japão aumentou continuamente nas últimas décadas.
Para se ter uma ideia, a taxa de casos de câncer no Japão em 2019 por 100.000 habitantes, foi quase duas vezes maior que nos EUA e 50% maior que em alguns países da União Europeia, como França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido.
Para piorar, como já dissemos, e essa tendência de crescimento deve continuar.
A causa para a alta incidência no Japão não é clara. Embora o tabagismo, a velhice e a obesidade sejam os fatores de risco mais fortes, a população japonesa não está em maior risco de obesidade e doenças relacionadas ao tabagismo do que os outros mercados.
A idade é um fator de risco, pois o Japão tem uma população envelhecida suscetível a esse câncer.
Os países europeus também estão passando por mudanças demográficas com o envelhecimento da população, mas não têm uma incidência semelhante ao Japão. Assim é possível que a população japonesa seja mais suscetível aos efeitos dos fatores de risco de câncer de pâncreas do que outras populações por questões biológicas.
Leia também:
- Apagão no Japão: país pode ter constante falta de energia neste ano;
- Realidade do Japão: as pessoas que vivem em espaços minúsculos;
- Calendários no Japão: mesmo com a informatização os japoneses ainda os amam.
O câncer no Japão e a mortalidade
A alta taxa de incidência de câncer de pâncreas, como em toda a área de digestão, no Japão é especialmente preocupante porque a doença está associada a alta mortalidade.
No Japão, esse tipo de câncer é a quarta principal causa de morte por câncer.
É uma doença agressiva em que aproximadamente 60% a 80% dos pacientes no Japão já apresentam metástases. Ou seja, quando esse câncer é diagnosticado muitos pacientes já possuem outros tumores espalhados pelo corpo.
Atualmente, o diagnóstico precoce do câncer de pâncreas é difícil devido à falta de equipamentos que possam fazer isso de maneira clara e precisa.
Assim, estudos no Japão relataram que a sobrevida média para câncer de pâncreas em estágio avançado foi de apenas cinco meses, enquanto era mais de um ano para estágios iniciais, o que implica que o diagnóstico precoce é fundamental para um melhor prognóstico.
Fontes: Pharmaceutical-technology e National Library of Medicine.