Talvez você tenha reparado que, durante a Copa do Mundo de 2022 no Catar, os jogadores do Japão exibiram a bandeira japonesa com alguns riscos.
Mas, por que será que eles fazem isso? Isso não poderia ser considerado até mesmo um crime? Afinal de consta, estão escrevendo em cima da bandeira, que é um símbolo nacional.
Na verdade, não é um crime e diz muito sobre a cultura do Japão.
Conheça aqui de onde vem essa tradição e os motivos para os japoneses escreverem nas bandeiras.
A bandeira japonesa com rabiscos?
A bandeira japonesa com esses rabiscos é chamada de bandeira da sorte. E, na verdade, não se trata de rabiscos, mas sim de mensagens.
Essa bandeira com mensagens é conhecida em japonês como yosegaki hinomaru. Ela era um presente tradicional para militares japoneses durante as campanhas militares do Império do Japão. Esse período do Japão marca praticamente todo o começo do século XX, tendo sua fase final durante a II Guerra Mundial, momento em que a bandeira também foi muito utilizada.
Entretanto, hoje em dia já não se trata mais de uma bandeira presenteada para alguém que vai a guerra. Atualmente, essas bandeiras, as hinomaru são usadas para ocasiões como caridade e eventos esportivos. Por mais que tenham um passado sangrento, hoje em dia elas são usadas para inspirar os esportistas a darem o melhor de si.
Podemos dizer que elas funcionaram para os jogadores japoneses da seleção de futebol masculino na Copa do Mundo de 2022.
O nome ‘hinomaru’ refere-se à própria bandeira do Japão, pois esse também é um dos nomes dela. Hinomaru, pode ser traduzido como “sol circular”, que é a imagem que está na baneira.
De acordo com os dados da Wikipédia, quando os yosegaki hinomaru eram assinados por amigos e parentes, o texto escrito na bandeira era geralmente escrito em uma formação vertical que irradiava do círculo vermelho central, lembrando os raios do sol. Esta aparência é referenciada no termo ‘yosegaki’ (lit., “coleção de escrita”), o que significa que o termo ‘yosegaki hinomaru’ pode ser interpretado como uma “coleção de escrita ao redor do sol vermelho”, descrevendo a aparência do texto irradiando para fora do círculo no centro da bandeira.
Leia também:
- Técnico japonês se curvou para a torcida após a eliminação na Copa: qual o significado?;
- Polícia japonesa inova e aceitará chamada de vídeo para atender rapidamente às ocorrências;
- Time japonês multado em 800 mil reais porque 60 torcedores se aglomeraram para ver e aplaudir os jogadores.
A bandeira japonesa da sorte durante a II Guerra Mundial
Era comum durante a II Guerra Mundial os soldados carregarem essas bandeiras. Normalmente, seus familiares deixavam ali votos para que ele conseguisse a vitória para o país e também para que voltasse bem para casa.
Como se sabe, isso não foi o que aconteceu a muito deles. Hoje em dia, muitas dessas bandeiras estão perdidas pelo mundo. Pois, com a derrota do Japão, os soldados dos EUA, principalmente, pegaram essas bandeiras e levaram para suas casas.
Ou seja, as bandeiras nunca voltaram para seus locais de origem. Entretanto, por vezes, noticia-se que algumas famílias americanas resolveram devolver as bandeiras para os familiares dos soldados. Para saber mais sobre esse assunto, clique aqui.