Koto, o instrumento japonês milenar que corre risco de sumir

Um instrumento japonês pouco conhecido no ocidente, mas que é muito tradicional e milenar, é o koto.

Até hoje é possível encontrar algumas pessoas que tocam esse belo instrumento. Conheça aqui mais sobre ele e como ele pode ter sido o precursor de muitos outros instrumentos de corda.

Koto, um instrumento japonês belíssimo

Para os que gostam de música, o koto é um instrumento maravilhoso para experimentar. O koto é um instrumento tradicional de cordas tocado no Japão há milênios.

Além disso, qualquer um vai se encartar por ele. Seu som calmo e delicado é comumente utilizado na música clássica japonesa. Praticar o koto é semelhante a praticar o violão, onde os alunos se beneficiam mais com a instrução individual.

Se você estiver no Japão, pode tentar fazer aulas para aprender a tocar esse instrumento. Obviamente que é fundamenta que você saiba um pouco de japonês pois os termos e os acordes são em japonês. Além disso, os acordes que estão na lateral do instrumento estão todos em kanji.

Um aspecto único de tocar o koto é usar palhetas tsume, que são usadas ao redor do indicador, dedo médio e polegar da mão direita. Eles são um cruzamento entre palhetas de guitarra e unhas e podem ser difíceis de se acostumar.

No mais, se você estiver no Japão, você também pode visitar o centro comunitário local, escolas de música ou universidades. 

Como muitos jovens de hoje já não possuem mais interesse na cultura tradicional japonesa, qualquer um que se interesse pela cultura tradicional, é visto com bons olhos pelos próprios japoneses.

Tocar Koto é uma bela maneira de aprender mais sobre a cultura japonesa enquanto se expressa através da música.

Koto, um instrumento japonês tradicional que é tocado até hoje… mas por poucos

Por mais que seu som seja belo e seja um instrumento incrível, o koto  não agrada tanto aos jovens como uma guitarra, por exemplo. Por conta disso, pode ser que, com o tempo, sejam ainda mais raras as pessoas que toquem ele.

Para se ter uma noção da tradição que esse instrumento possui, vejamos um pouco de sua história. Acredita-se que ele se originou na China e foi apresentado pela primeira vez no Japão pela China nos séculos VII e VIII. Nesse momento ele ainda possuía 5 cordas, mas depois passou a ter sete cordas.

Com a abertura do Japão para o Ocidente no século XIX, o koto se atualizou. Porém, mesmo ganhando algumas atualizações e novos usos, são poucas as pessoas que possuem interesse nele.

Hoje em dia também é possível encontrar esse instrumento com uma variedade imensa no número de cordas. E, com certeza, é preciso muita habilidade para conseguir tocá-lo.

Se você se interessou por esse instrumento e quer ver mais como ele é tocado, não deixe de ver o vídeo a seguir:

Fonte: Japan Today.

123