Inflação no Japão: Preços de latinhas de café aumentam em maio

A onda de aumentos nos preços dos alimentos no Japão não mostra sinais de diminuição em maio.

De acordo com um relatório divulgado pela Teikoku Data Bank em 28 de abril, o aumento nos preços dos alimentos afetará 824 itens em maio. Em particular, o preço do café em lata aumentará pela primeira vez em 25 anos, desde 1998.

Impacto no consumo de café

Por causa da alta nos preços dos grãos de café, açúcar e latas, as principais fabricantes de bebidas aumentarão os preços de seus cafés em lata em 1º de maio. O “Georgia Emerald Mountain” da Coca-Cola Bottlers Japan terá seu preço aumentado de 124 ienes para 135 ienes.

O “Kirin Fire” da Kirin Beverage aumentará de 125 ienes para 152 ienes, e o “Wonda Morning Shot” da Asahi Soft Drinks subirá de 124 ienes para 151 ienes.

No entanto, não é apenas o café em lata que sofrerá aumento de preço; outros itens, como leite em pó e enlatados, também terão aumentos.


Leia também


Até agora, foram anunciados 21.205 aumentos de preços de itens para este ano. Embora o número de aumentos de preços em maio seja menor do que no mês anterior, ele é 3,3 vezes maior do que no mesmo mês do ano anterior. Além disso, espera-se que mais de 3.300 itens sofram aumentos de preço em junho.

Um representante da Teikoku Data afirmou:

“Desde outubro do ano passado, quando os aumentos de preços se tornaram particularmente numerosos, os consumidores não conseguem acompanhar o aumento dos preços e estão se tornando mais conscientes em economizar”

Apesar do aumento nos salários, ele acrescenta: “Se os prêmios de seguro social também aumentarem, não acredito que o consumo melhore”.

Fonte: Jiji Press