Cool Biz no Japão: Como o país enfrenta o calor e economiza energia

A campanha anual Cool Biz do governo japonês começou na última segunda-feira em todo o país. O objetivo da iniciativa é economizar energia e reduzir as emissões de CO2 durante o final da primavera e o verão.

Além disso, alguns funcionários do Ministério do Meio Ambiente vestiram camisas de verão kariyushi de Okinawa, conforme noticiado pela Kyodo News. A campanha Cool Biz, que vai até 30 de setembro, incentiva os trabalhadores a adotarem um estilo de vestimenta mais casual.

Cool Biz e a busca por um ambiente de trabalho sustentável

Lançada em 2005 pelo então primeiro-ministro Junichiro Koizumi, a campanha promove o abandono dos ternos e gravatas em favor de camisas de manga curta e gola aberta no ambiente de trabalho.

Além disso, a iniciativa sugere que os aparelhos de ar-condicionado sejam ajustados para 28 graus Celsius.

O Cool Biz começava, originalmente, no dia 1º de junho, até que, em 2011, foi antecipado em um mês com o objetivo de conservar energia, após preocupações com a possibilidade de escassez de energia elétrica decorrente do desastre de 11 de março.


Leia também


Desde a sua criação, a campanha Cool Biz tem sido um sucesso em termos de redução do consumo de energia e diminuição das emissões de CO2. Dessa forma, a iniciativa mostra como a mudança de hábitos no ambiente de trabalho pode contribuir para um futuro mais sustentável.

Fonte: Kyodo News