Importações japonesas de frutos do mar russos batem recorde em 2022

As importações japonesas de frutos do mar russos atingiram um valor recorde de 155,2 bilhões de ienes em 2022, de acordo com dados do Ministério das Finanças. Este aumento destaca a dependência contínua do Japão em relação a Moscou para o abastecimento de frutos do mar, apesar do agravamento das relações entre os dois países devido à guerra na Ucrânia.

Embora o Japão tenha imposto sanções econômicas à Rússia, incluindo a proibição de importações de vodka e madeira, os produtos marinhos foram isentos. Tóquio justificou essa decisão alegando que o impacto negativo nos negócios domésticos seria muito grande.

Por que o aumento nas importações?

As más capturas no Japão e o maior volume de frutos do mar nas águas ao redor das ilhas disputadas, conhecidas como Territórios do Norte no Japão e Curilas do Sul na Rússia, foram fatores que contribuíram para o recorde de importações em 2022.

O recorde anterior ocorreu em 2018, quando o Japão importou 140,2 bilhões de ienes em produtos marinhos da Rússia. Estima-se que cerca de 40% dos frutos do mar consumidos no Japão são importados, com a Rússia ocupando o terceiro lugar em valor de importação, atrás do Chile e dos Estados Unidos.

A maior parte das importações de frutos do mar russos para o Japão em 2022 foi de caranguejo das neves, com um valor de 32,6 bilhões de ienes. Esse aumento provavelmente se deve ao fato de os exportadores russos terem se voltado para o mercado japonês após serem banidos dos Estados Unidos e de outros mercados ocidentais.


Leia também


A importação de pasta de polaca, ingrediente utilizado na produção de kamaboko (bolos de peixe), cresceu cerca de sete vezes em relação ao ano anterior, chegando a 7,4 bilhões de ienes em 2022. As condições precárias de pesca no Japão também resultaram em um aumento das importações de ouriços-do-mar, salmão e truta da Rússia, entre outros produtos.

Segundo Seiji Haraguchi, diretor da Federação Cooperativa de Pesca de Arrasto de Hokkaido, “o governo russo está focando na revitalização da indústria pesqueira para o desenvolvimento do Extremo Oriente do país. A presença de produtos russos no Japão deve aumentar no futuro, uma vez que a produção nos Estados Unidos continua a diminuir.”

Em resumo, as importações japonesas de frutos do mar russos atingiram um valor recorde em 2022, apesar das tensões políticas e sanções econômicas. A crescente dependência do Japão em relação à Rússia para o abastecimento de frutos do mar indica um impacto duradouro nas indústrias pesqueiras de ambos os países, bem como nas relações comerciais entre eles.

Fonte: Kyodo