Casos de sapos sendo encontrados em saladas vendidas em supermercados estão se tornando comuns no Japão. Segundo especialistas, esta é a época do ano em que os sapos estão mais ativos, especialmente em locais próximos à água.
No dia 11 de maio, um cliente que comprou uma salada em um supermercado na cidade de Ueda, em Nagano, encontrou um objeto que parecia um sapo misturado aos vegetais. A salada foi produzida por uma empresa em Matsumoto, e acredita-se que o sapo se infiltrou entre os vegetais usados como ingredientes. O intruso era um “Hyla japonica”, um sapo comum no Japão, medindo entre 2 e 4 cm.
Casos recentes
Além disso, no dia 23 de maio, a rede de restaurantes Marukame Udon anunciou que um sapo havia sido encontrado em seu “Udon Shake de Marukame”, um dos itens do menu. O incidente ocorreu na loja Isahaya no dia 21, e todos os produtos que usam vegetais frescos foram retirados de venda até o dia 25.
Leia também
- Tem nojo de sapo? Veja porque ele dá sorte segundo a cultura do Japão
- Teru Teru Bozu: o boneco que espanta a chuva
Para entender por que os sapos estão sendo encontrados em saladas, consultamos Yasushi Kawakami, curador chefe do Museu de Tottori. Segundo ele, de final de maio a junho, é a época do ano em que os sapos estão mais ativos para a reprodução. Portanto, é provável que haja sapos em qualquer lugar próximo à água.
Jun Okada, presidente do Instituto de Pesquisa Hansaki em Hyogo, sugeriu que o sapo poderia ter acordado de sua hibernação e se infiltrado na colheita de vegetais ou no contêiner. O Hyla japonica é conhecido por seu movimento tridimensional e amplo alcance de ação. Devido ao seu pequeno tamanho, é fácil para eles passarem despercebidos ao aderir a vegetais como alface.
Apesar da surpresa, Okada assegura que não há danos à saúde se um sapo acabar na boca. Portanto, ele pede que as pessoas permaneçam calmas ao lidar com essa situação.
Gostou do artigo? Receba GRÁTIS nossas notícias em seu WhatsApp > ENTRAR NO GRUPO
Fonte: BSS Yamanin