Japão: Toyota afirma que dados de mais de 2 milhões de clientes foram expostos

Na sexta-feira, a Toyota anunciou que uma violação de dados de uma década em seu aclamado serviço online colocou algumas informações de mais de 2 milhões de veículos em risco. Este incidente alarmante de segurança cibernética ocorreu exclusivamente com veículos no Japão.

O incidente da violação de dados

De janeiro de 2012 a abril de 2023, a Toyota enfrentou um problema com seu serviço Connected baseado em nuvem, informou o porta-voz Hideaki Homma. O serviço Connected, que lembra aos proprietários de realizar manutenções e fornece assistência em emergências, é uma ferramenta vital para muitos motoristas.

No entanto, até o momento, nenhuma questão decorrente da violação foi relatada. Embora não haja evidências de que qualquer informação tenha sido vazada, copiada ou mal utilizada devido à violação, os dados em risco incluem: o número de identificação do veículo, a localização do veículo e a que horas ele estava lá, e filmagens capturadas pelo veículo.

Impacto e resposta da Toyota

Segundo a Toyota Motor Corp., essas informações não podem ser usadas para identificar proprietários individuais. Ainda assim, veículos pertencentes a cerca de 2,15 milhões de pessoas foram afetados, incluindo aqueles que usaram serviços de rede chamados G-Link, G-Book e Connected.


Leia também


A Toyota se desculpou pelo incidente, classificando-o como uma grande vergonha para o principal fabricante de automóveis do Japão, que construiu uma reputação de qualidade e atenção aos detalhes.

O porta-voz Homma garantiu que o problema com o sistema foi corrigido e que é seguro continuar dirigindo veículos habilitados para Connect, sem necessidade de reparos.

Receba GRÁTIS nossas notícias em seu WhatsApp > ENTRAR NO GRUPO

Fonte: Japan Today