Trem emite sinais sonoros de latido para prevenir acidentes no Japão

O efeitos sonoros imitando latidos de cachorro e sons do veado foram colocados em trens no Japão para evitar acidentes.

O problema é recorrente e causam muitos problemas no funcionamento das ferrovias, além de causar a morte dos animais. Se o seu trem chegou com atraso no Japão, é provável que agora você saiba o motivo.

Veado na pista

Latidos

Os sons assustam animais que ficam na pista e normalmente são atingidos pelo trem bala. Oficiais do Railway Technical Research Institute (RTRI), dizem que apenas três segundos do som que os viados emitem e vinte segundo de latidos são necessários para afugentar os animais. Testes foram feitos no período noturno e foram bem sucedidos.

Motivo inusitado

Os cervos são atraídos nas linhas dos trens, pois gostam de lamber os trilhos. É um ato instintivo para complementar o ferro em sua dieta. Por causa disso muitos animais são atropelados na pista.

Tentativas

Uma outra tática para evitar esse problema pelos japoneses, foi a ideia de espirrar odores de fezes de leão nos trilhos, mas após períodos chuvosos, essa prática tornou-se inefetivo.

Outro plano, foi um sensor acoplado aos trilhos. O sensor emitia ondas ultrasônicas e na teoria impediriam os animais de atravessar enquanto o trem estivesse em movimento. Porém não funcionou.

Leia também

Japão lança “Cat Cafe Train” com gatinhos resgatados a bordo de um trem em movimento

Bebeu demais e perdeu o último trem? Pegue um ônibus de resgate

Maioria dos japoneses na faixa dos 20 anos querem vagões de trem só para homens

Problema

Atrasos na chegada dos trens são comuns por conta das colisões e chegaram a ocorrer mais de 600 vezes em 2016.

Yukuru

Outra solução testada em 2015, mas não impediu que os animais fossem atraídos para os trilhos, foi colocar blocos com ferro na floresta no entorno nas estações para que os animais. O bloco foi chamado de Yukuru e idealizado pela empresa Nippon Steel & Sumikin Metal Products.

Fonte: Asahi Shimbun, BBC, Daily Mail.

Trem japonês emite sinais sonoros
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link