Sim, é possível encontrar diversos ingredientes e alimentos sem glúten no Japão, seja porque está em uma dieta restritiva ou por conta da doença celíaca. Confira.
Guia de comida sem glúten
O glúten é uma proteína encontrada em abundância em alimentos feitos de trigo, cevada ou centeio. A doença celíaca pode ser uma doença silenciosa e que pode não apresentar sintomas que chamem atenção. Por isso é perigosa.
Os sintomas podem incluir diarréia, um pequeno inchaço na barriga, indisposição, fadiga, anemia, dores nas juntas, refluxo, dor de cabeça, irritação, constipação, perda de peso e até osteoporose.
No Japão, não é impossível viver sem glúten, mas, na dúvida é melhor estar bem informado. As alergias alimentares são levadas a sério no país e alguns restaurantes tem até cardápios especiais.
A lista de ingredientes e preparações mais comuns usadas na culinária japonesa e que possui glúten são:
-Ramen;
-Tempurá;
-Okonomiyaki;
-Takoyaki;
-Korokke;
-Tonkatsu;
-Miso; (apesar disso, nem todas as marcas tem glúten, as chamadas mugi é certeza)
-Shoyu; (trigo é usado no processo)
-Vinagre; (não são todas as marcas, mas algumas usam milho, arroz e trigo)
-Fu;
Alimentos sem glúten
O arroz grudento do tipo curto não contém glúten, mas se ele tiver adição de leguminosas e grãos deve ser evitado.
Os pexies frescos são livres e podem ser consumidos sem problemas, só é preciso tomar cuidado com o tipo de shoyu escolhido.
O macarrão do tipo soba é sem glúten, mas existem algumas marcas que usam trigo em sua composição.
Tofu é livre, mas deve-se tomar cuidado se for marinado com shoyu. O Yakitori marinado com shio (sal) pode ser consumido sem problemas, já que é apenas grelhado. Os cogumelos também com a mesma observação do molho.
Leia também
4 restaurantes de sushi em Tóquio, com preços ótimos e no estilo coma à vontade
Yakiniku: restaurantes perto de metrôs que servem o churrasquinho japonês
Japão econômico: 5 dicas para comer, beber e fazer compras gastando pouco
Restaurantes sem glúten
O restaurante em Shinjuku, Tóquio Mr. Farmer tem um cardápio especial para quem sofre com alergias alimentares, assim como para atletas e veganos. Além disso, o cardápio é em inglês e a comida é bem saborosa.
Outra opção é o restaurante Moyan Curry fica a cinco minutos da estação Shinjuku. A especialidade da casa é o karê, com várias opções desse prato tradicional sem glúten.
Não deixe de se inscrever em nossa newsletter ou receber conteúdos pelo messenger.