Fotos incríveis da luta pela liberdade nas universidades japonesas

A Zengakuren foi uma aliança estudantil que tomou as ruas das principais cidades do Japão.

Seus integrantes tinham como objetivo reformar o ensino japonês para que não houvesse mais nele nenhum traço autoritário que havia levado o Japão à II Guerra Mundial.

Por mais que o evento seja pouco conhecido, ele é um dos mais importantes da história recente do Japão para a educação.

Como se formou a Zengakuren?

A Zengakuren foi formada em 1948, 3 anos após a derrota no Japão na II Guerra Mundial. Os estudantes tinham como objetivo se unirem para lutar por liberdades dentro das universidades que até então não tinham.

Dessa maneira, uma das principais demandas era para que não se educasse mais para a guerra, ou seja, um pensamento que orientava aos cidadãos a morrerem na trincheira em nome do país.

Portanto, eles desejavam também que o Japão não entrasse mais em conflitos bélicos, sendo assim, foram totalmente contra a Guerra do Vietnã e também a Guerra da Coreia. Em ambas o Japão não participou efetivamente, mas disponibilizou o seu território para as bases militares dos Estados Unidos.

Outro grande acontecimento envolvendo a Zengakuren foi a luta contra a construção do Aeroporto de Narita, nos arredores da Tóquio. Naquele momento, lutavam contra a desapropriação da casa de moradores.

Sendo assim, a Zengakuren foi um movimento jamais visto antes no Japão. Até hoje ele permanece na memória dos estudantes que tentam se reorganizar, mas nunca conseguiram atingir o mesmo número de manifestantes daquela época.


Leia também


Os capacetes da Zengakuren

Os estudantes que faziam parte da Zengakuren também estavam em pequenos grupos. Eram inúmeros grupos menores que se espalhavam pelo Japão e que se filiaram.

Assim, de acordo com o que acreditava, usavam uma cor de capacetes. Por isso, você sempre irá ver os estudantes com capacetes que também serviam para proteção no caso de confrontos com a polícia.

Os estudantes eram reprimidos com muita força pela polícia japonesa, o que fez com que ganhassem ainda mais notoriedade, chamando atenção até mesmo de trabalhadores que começaram a fazer parte do movimento.

As vitórias do movimento

Entretanto, mesmo com toda essa força, a Zengakuren perdeu seguidores nas últimas décadas. Mas mesmo assim, conseguiu que uma série de reformas fossem realizadas no ensino japonês e que os preceitos autoritários que levaram à entrada do Japão na II Guerra Mundial não fossem mais ensinados.

Por todo o Japão também se espalharam manifestações. Uma das maiores vitórias foi a união dos estudantes com os trabalhadores para lutarem por melhorias.

As maiores manifestações ocorreram em Tóquio e em Osaka.

Além disso, os estudantes também conseguiram atrair muita atenção internacional para que suas pautas fossem atendidas.

Assim, milhares de pessoas iam para as manifestações para conquistarem maiores direitos e liberdade e estão em vigência até hoje beneficiando inúmeras pessoas. O final da década de 1960 e início da de 1970 foram os momentos de maior atividade dos estudantes.

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link