“Vírus olímpico”: médico no Japão alerta que Jogos podem levar à nova cepa do coronavírus

O “vírus olímpico” tem sido chamado no Japão como a possiblidade de uma nova cepa do coronavírus surgir caso os jogos realmente sejam realizados.

O chefe de um sindicato de médicos japoneses alertou na terça-feira que a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio neste verão, com dezenas de milhares de pessoas de todo o mundo, pode levar ao surgimento de uma cepa “olímpica” do coronavírus.

O vírus olímpico e a realização das Olimpíadas

O Japão prometeu realizar uma Olimpíada de 2020 “segura e protegida” em Tóquio, após um adiamento de um ano, mas está lutando para conter uma quarta onda de infecções e se preparando para estender o estado de emergência em grande parte do país.

Autoridades japonesas, organizadores das Olimpíadas e o Comitê Olímpico Internacional (COI) prometeram que os Jogos continuarão, embora sob estritas medidas de prevenção de vírus. Os espectadores estrangeiros foram proibidos e uma decisão sobre os nacionais é esperada no próximo mês.

Mas mesmo com essas medidas, as preocupações permanecem com o influxo de atletas e oficiais ao Japão, onde a campanha de vacinação permanece muito lenta.Com a chegada de pessoas de mais de 200 países e territórios, os Jogos, que devem começar em oito semanas, representam um perigo, disse Naoto Ueyama, chefe do Sindicato dos Médicos do Japão.


Leia também:


O vírus olímpico

O medo de surgir o vírus olímpico, como afirmou o chefe do Sindicato dos Médicos do Japão, se deve ao fato de que todas as diferentes cepas mutantes do vírus que existem em diferentes lugares estarão concentradas e se reunindo aqui em Tóquio. Não podemos negar a possibilidade de até mesmo uma nova cepa do vírus potencialmente emergir.

Isso só acirra o debate sobre a realização dos jogos Olímpicos ou não.

O Asahi Shimbun, parceiro oficial das Olimpíadas de Tóquio, publicou um editorial na quarta-feira pedindo o cancelamento dos Jogos, mas o ex-vice-presidente do COI, Dick Pound, disse no final do dia que o evento esportivo deveria e continuar.

O governo está atualmente se preparando para estender o estado de emergência em grande parte do país, originalmente previsto para ser suspenso em 31 de maio, provavelmente em junho, disseram autoridades – poucas semanas antes do início dos Jogos, em 23 de julho.

Mas o membro do COI, John Coates, disse que as Olimpíadas poderiam ser realizadas mesmo sob estado de emergência, uma opinião que Ueyama disse ser irritante.

No início desta semana, os Estados Unidos desaconselharam viagens ao Japão, mas os organizadores das Olimpíadas disseram que isso não afetará os Jogos. A Casa Branca disse na quarta-feira que foi garantido pelo governo do Japão que manterá contato próximo sobre as preocupações com as Olimpíadas.

Dessa maneira, parece que haverá debates sobre a realização dos jogos ou não até quando chegar às suas vésperas. O que parece é que aindanão é possível afirmar com certeza que eles irão acontecer.

Fonte: Japan Today