Confira como foi o Brazilian Day, o maior evento do Brasil no Japão!

O maior evento do Brasil no Japão é conhecido como Brazilian Day.

Essa confraternização é uma maneira dos brasileiros que estão no Japão de matarem um pouco da saudade e também de se divertirem. Afinal de contas, eles vivem em uma rotina extenuante cheia de trabalho, normalmente em fábricas, além de estarem distantes de seus amigos e familiares que firam no Brasil.

Os brasileiros compõem a terceira maior população imigrante no Japão, então este festival tem sido um grande evento para a comunidade e também para os não brasileiros.

As estimativas de participação nos últimos anos (pré-COVID) foram de mais de 100.000 pessoas.

No ano de 2022, o evento aconteceu em setembro para coincidir com as comemorações dos 200 anos da declaração de independência do Brasil em relação à Portugal.

Confira aqui um pouco mais de como foi essa comemoração da imigração brasileira no Japão.

Uma festa do Brasil no Japão

Nesse ano, o evento ocorreu na cidade de Hamamatsu, localizada na província de Shizuoka.

O principal órgão que organiza o evento é o  Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu em parceria com a Promotion Brasil. Por mais que os índices de participação pré-pandemia fosse maiores, dessa vez 25 mil pessoas foram ver as atrações.

Ao todo foram dois dias de muita festividade. Para essa confraternização, ainda houve muitas atrações musicais. Sendo que foram 40 apresentações que contabilizaram cerca de 16 horas de música.

Vale lembrar ainda que o Japão está no verão, ou seja, uma ótima estação para curtir na rua um bom show e reencontrar os amigos.

A festa foi apresentada e coordenada pelo  MC Jhony Sasaki, que é muito famoso no Japão pela sua trajetória e atualmente é político no Brasil.


Leia também:


O Brasil no Japão

No primeiro dia do evento, houve chuva, o que causou até mesmo certa apreensão se a festa seria realizada ou não. Entretanto, tudo foi realizado como o esperado, ou melhor, sendo até mesmo melhor.

Esse primeiro dia foi marcado por várias apresentações de brasileiros que estão no país, além de ter contado com a participação de inúmeras autoridades do consulado, desde brasileiros até mesmo japonesas. Uma das figuras que esteve presente foi o prefeito de Hamamatsu.

A estrela principal do evento foi Toni Garrido, que se apresentou no domingo e animou a festa para fechá-la em alto astral e para matar um pouco a saudade do Brasil de todos que ali estavam.

Somou-se a tudo isso inúmeras barracas de comidas para o deleite de quem pode estar presente. Além disso, também houve a escola da Garota Brazilian Day, um concurso de beleza que premiou em dinheiro as três primeiras colocadas.

De acordo com Toni Garrido é sempre muito bom estar no Japão, que, para ele é uma prova de que tudo pode funcionar e de exemplo de colaboração coletiva.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link