Senador Nelsinho Trad, durante visita ao Japão em março, intercedeu pela comunidade brasileira no país e solicitou a realização do Exame Nacional de Educação (ENEM) fora do Brasil.
Seu objetivo é proporcionar aos filhos de brasileiros que trabalham no exterior uma chance de ingressar em universidades brasileiras.
O ministro da Educação, Camilo Santana, recebeu o pedido e, segundo o senador, afirmou que é possível realizar o ENEM no Japão, desde que se encontre um local adequado.
Essa possibilidade vem como uma oportunidade aos estudantes brasileiros que vivem no Japão e sonham em retornar ao Brasil e ingressar em uma universidade.
A luta pela educação brasileira no exterior

Além disso, a comunidade brasileira no Japão também solicitou uma certificadora de proficiência da língua portuguesa, para que os próprios brasileiros e os japoneses que tenham histórico com a língua portuguesa possam, com esse certificado, ingressar nas melhores oportunidades de estudos e empregos.
Nelsinho Trad se mostrou otimista após a reunião com o ministro da Educação, que se sensibilizou com o depoimento sobre a manifestação da maioria dos estudantes em Hamamatsu, a cidade mais brasileira no Japão.
Leia também
- Reforço positivo nas escolas japonesas: o que podemos aprender com a educação do outro lado do mundo
- A educação japonesa para a resiliência é uma aula para o mundo
Em resumo, o senador Nelsinho Trad está trabalhando para melhorar a educação dos brasileiros no exterior, especialmente no Japão, e criar oportunidades para que esses estudantes possam ingressar em universidades brasileiras.
Ao garantir a realização do ENEM e a certificação em língua portuguesa, ele espera estreitar as relações entre o Brasil e o Japão, proporcionando um futuro melhor para os jovens que vivem fora do país.
Fonte: Assessoria de impressa do senador Nelsinho Trad