Destroços de helicóptero japonês desaparecido e 6 corpos são recuperados

Destroços do helicóptero das Forças de Autodefesa do Japão recuperados do fundo do mar

No dia 2 de maio, uma parte significativa dos destroços de um helicóptero das Forças de Autodefesa do Japão (SDF) que desapareceu com 10 pessoas a bordo em abril foi recuperada do fundo do mar. Um dos componentes encontrados foi o gravador de voo, essencial para determinar as causas do acidente.

A operação de resgate

Uma empresa de resgate trouxe à superfície os destroços, que estavam a 106 metros de profundidade, perto da ilha de Miyako, na província de Okinawa.

A Força Terrestre de Autodefesa (GSDF) analisará os dados armazenados no gravador, como altitude, velocidade e nivelamento do helicóptero em relação ao solo antes do acidente.

O helicóptero UH-60JA desapareceu do radar pouco depois de decolar de uma base na ilha de Miyako, em 6 de abril, às 15h46. A GSDF também examinará a seção da aeronave recuperada do fundo do mar, que está tão danificada a ponto de ser quase irreconhecível.


Leia também


A recuperação dos destroços foi realizada após a utilização de um veículo subaquático operado remotamente, que envolveu a peça em uma rede.

Na sexta-feira, navios chegaram à área onde o helicóptero foi encontrado e a investigação da aeronave e do leito marinho começou no dia seguinte. A operação foi adiada devido a condições adversas no mar, sendo retomada na segunda-feira.

Até agora, seis corpos foram recuperados do local do acidente, incluindo o do tenente-general Yuichi Sakamoto, 55 anos, comandante da 8ª Divisão da GSDF, sediada na província de Kumamoto.

A última pessoa a ser resgatada foi trazida à superfície na segunda-feira. Ainda não se sabe se é o mesmo indivíduo encontrado e deixado no fundo do mar em abril, mas a SDF está trabalhando na identificação da pessoa e na determinação da causa da morte.

Fonte: KYODO