Redução surpreendente de moradores de rua no Japão: saiba o motivo

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar do Japão anunciou, no dia 28, uma diminuição significativa no número de moradores de rua no país.

Em janeiro deste ano, havia 30.665 pessoas vivendo nas ruas, parques e margens de rios, sendo esse o menor número registrado desde o início das pesquisas em 2003.

Iniciativas governamentais surtem efeito

A redução de 383 moradores de rua em comparação ao ano anterior foi atribuída às ações das autoridades locais, como consultas itinerantes e programas de apoio à vida cotidiana.

Dentre os moradores de rua, 27.888 eram homens, 167 mulheres e 110 pessoas cujo gênero não pôde ser identificado, pois estavam usando roupas de frio.

Cabe ressaltar que os números apresentados podem ser ainda menores do que a realidade, visto que a contagem é feita por observação visual e não inclui aqueles que estavam ausentes durante a pesquisa.

Entre as províncias, Osaka registrou o maior número de moradores de rua, com 888 pessoas, seguida por Tóquio, com 661, e Kanagawa, com 454.

A pesquisa mostrou que a maior parte dos moradores de rua, cerca de 80%, estava concentrada nos 23 distritos de Tóquio e nas principais cidades designadas pelo governo.

Por outro lado, 10 províncias não apresentaram nenhum morador de rua: Akita, Yamagata, Niigata, Fukui, Nagano, Shiga, Nara, Tottori, Shimane e Yamaguchi.


Leia também


Essa redução no número de moradores de rua no Japão demonstra o impacto positivo das iniciativas governamentais, que buscam não apenas lidar com o problema atual, mas também prevenir o surgimento de novos casos.

Fonte: SANKEI