Preços em alta: Mais de 20.000 itens sofrem aumento no Japão

Aumento nos preços dos alimentos afeta Japão

Os preços de mais de 20.000 itens alimentícios e de bebidas no Japão aumentaram significativamente este ano, afetando a população que já lida com a inflação. De acordo com a Teikoku Databank Ltd., uma empresa de pesquisa de crédito, o número de itens com preços elevados atingiu um marco mais rápido do que no ano passado.

Causas do aumento nos preços dos alimentos

O aumento dos preços de produtos para consumo doméstico é atribuído em parte à gripe aviária, que impulsionou os preços dos ovos e às más colheitas de algas marinhas.

A quantidade total de itens com aumento de preço ultrapassou 20.000 três meses antes do que no ano anterior, em julho. Se o ritmo acelerado dos aumentos continuar, o total pode ultrapassar 30.000 já neste outono.

Até março, os preços de 9.667 produtos já haviam aumentado. Em abril, o número foi de 5.116, enquanto maio e junho registraram cerca de 820 e 3.300, respectivamente.

A maionese e outros alimentos com ovos como ingrediente-chave ficaram mais caros, assim como iogurte e queijo devido ao aumento nos preços do leite cru.

Além disso, uma ampla variedade de alimentos, incluindo produtos de algas marinhas, dashi (um tipo de caldo japonês), macarrão instantâneo e alimentos congelados, também devem ficar mais caros, segundo a Teikoku Databank.

A pesquisa analisou dados de 105 grandes empresas de alimentos e bebidas listadas na bolsa de valores e 90 empresas não listadas até o final de abril.


Leia também


Fonte: Kyodo News