Terremoto de 5.2 graus atinge Chiba e Tóquio, sem alerta de tsunami

Na manhã de quinta-feira, um terremoto de magnitude preliminar 5.2 abalou o leste do Japão, incluindo a prefeitura de Chiba e o centro de Tóquio. Contudo, não houve a emissão de alerta de tsunami, conforme informou a Agência Meteorológica do Japão.

Não houve relatos imediatos de vítimas ou danos em Tóquio. Contudo, alguns serviços de trem da East Japan Railway Co., como as linhas Uchibo e Sotobo que passam pela prefeitura de Chiba, foram interrompidos para verificações ou sofreram atrasos.

Detalhes sobre o terremoto

O terremoto, registrado às 4:16 da manhã, atingiu o nível 5 superior na escala de intensidade sísmica japonesa de 7 em Kisarazu e 5 inferior em Kimitsu, ambos em Chiba, e 4 em áreas como os distritos de Chiyoda e Shinagawa em Tóquio.

A Agência Meteorológica do Japão define o nível 5 superior como uma situação em que muitas pessoas acham difícil caminhar.

Anúncio de suspenção da operação de trem na estação de Kisarazu, Chiba

A agência ainda alertou que terremotos em uma escala semelhante poderiam ocorrer por cerca de uma semana. O epicentro do sismo estava no sul da prefeitura de Chiba, a uma profundidade de cerca de 40 quilômetros. Inicialmente, a agência reportou uma magnitude de 5.4, mas posteriormente revisou para 5.2.


Leia também


A intensidade do terremoto foi de 4 na escala em Mihama Ward, na cidade de Chiba, e em alguns distritos de Yokohama e Kawasaki, ambos ao sul de Tóquio. Uma fissura foi observada no diagrama de tarifas de trem na estação JR Kisarazu em Chiba, após o terremoto que ocorreu antes do amanhecer em 11 de maio de 2023.

Fonte: Kyodo News