Hino do Japão: o mais antigo do mundo

Por mais que poucas pessoas saiba, mas o hino do Japão possui a letra mais antiga de um hino nacional do mundo.

Ele é conhecido pelos japoneses como Kimigayo e existe desde o Império do Japão (1868-1945). Sendo assim, passou por um dos períodos mais turbulentos da história japonesa que envolve tanto a sua abertura para o ocidente, como o envolvimento do país na II Guerra Mundial.

Assim, se quiser saber mais sobre essa intrigante história, veja nesse artigo mais algumas informações sobre o Kimigayo.

O hino do Japão e sua história

Sendo assim, o hino do Japão possui importância fundamental para qualquer um que queira compreender um pouco mais da história do país.

Por exemplo, a letra do hino antecede ao Império do Japão e designava vida longa para pessoas de todos os estratos sociais. Naquele momento, seu nome era Waga kimi wa, que significa: você, meu senhor.

Somente depois que foi alterada para Kimiga yo wa, que pode ser traduzido como: seu reinado.

Essa primeira aparição data ainda do século IX, ou seja, muito antes do Império japonês, que viria a se constituir 10 séculos depois.

A primeira partitura para esse que então viria a ser o hino do país, foi realizada somente no século XIX. Assim, essa partitura foi feita por um líder de banda militar da Irlanda, que tentou fazer de maneira semelhante ao hino da Inglaterra. Afinal de contas, como se sabe, a Inglaterra tinha boas relações de comércio com o Japão quando este se abriu para o ocidente.

A ideia inicial de ter um hino foi de Oyama Iwao, que pertencia ao clã Satsuma. Depois da versão criada pelo irlandês, ela foi apresentada por Oyama ao Imperador.

Em 1880 uma nova melodia foi composta e adotada pelo Ministério da casa Imperial. Dessa vez, os autores eram japoneses, Yoshiisa Oku e Akimori Hayashi.

Logo depois, o governo finalmente adotou e oficializou Kimigayo como o hino do Japão.

Como o hino do Japão tornou-se popular?

Entretanto, por mais que o governo tivesse oficializado a música como o hino do país, as pessoas ainda não a conheciam.

Para que ela se tornasse mais popular e começasse a ser entoada pelos japoneses, foi necessária muita propaganda principalmente vinculada às vitórias japonesas na Guerra Sino-Japonesa e na Guerra Russo-Japonesa. Dessa maneira, o sentimento de patriotismo também fortaleceu-se, algo que seriam fundamental para os anos seguintes em que o Japão entraria da II Guerra Mundial.


Leia também:


Como ficou o hino do Japão com a derrota na II Guerra Mundial?

Como se sabe, o Japão sofreu a ocupação estadunidense com o final da II Guerra Mundial. Entretanto, o hino não foi proibido de ser tocado.

O que não aconteceu com a bandeira Hinomaru, que era vinculada ao Império Japonês e acabou sendo banida pela Lei da Bandeira e Hinos Nacionais.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link