Obras de Ukiyo-e ganham vida em gifs divertidos de artista japonês

Ukiyo-e, que se traduz como “imagens do mundo flutuante”, é um gênero de artes popular japonês que floresceu entre os séculos XVII e XIX. Os artistas produziam gravuras em xilogravura de praticamente todo tipo de tema, desde cenas de contos folclóricos até erotismo. E embora o número de artistas especializados em ukiyo-e tenha diminuído desde que o gênero esteve em seu apogeu, esforços estão sendo feitos para trazê-lo de volta ao mundo da arte moderna. Além disso, alguns desses esforços incluem a aplicação de uma estética Ukiyo-e a franquias populares como Star Wars e De Volta para o Futuro.

Um dos exemplos mais charmosos e excêntricos disso que vimos ultimamente vem de Atsushi Segawa, um criador de filmes e animações, que aplica suas habilidades em animação digital, assim como em ficção científica, para recriar obras de ukiyo-e em movimento. A animação de Segawa às vezes simplesmente permite que a cena se desenrole como possivelmente aconteceria se as imagens retratadas estivessem acontecendo de verdade, mas ele também injeta um pouco de humor na forma de alienígenas, lasers e outras modernidades que dão um toque a mais a sua obra.

Abaixo você pode vê-lo apresentando Marty McFly e Doctor Brown, personagens icônicos da franquia “De volta para o futuro”, no Japão antigo:


Leia também


Aqui estão algumas de suas atualizações mais interessantes: mercado em rápida movimentação, timeslips, até mesmo uma tocadora de shamisen com transmissão ao vivo são alguns dos destaques. E, claro, monstros do folclore japonês.

E então, gostou das pequenas animações em estilo ukiyo-e? Certamente são muito legais, não é mesmo?

Visite e siga o twitter do artista Atsushi Segawa para acompanhar mais de seu trabalho e suas atualizações mais recentes.

Fonte: Grape

ukiyo-e
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link